Para quem almeja uma vaga no serviço público, este segundo semestre de 2022 promete boas oportunidades com vagas para várias esferas da administração pública. Em dezembro, por exemplo, será publicado edital para o certame que irá ofertar 1 mil vagas para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A preparação já deve ser começada a partir de agora. Para quem já conseguiu uma vaga, a dica é que manter a disciplina, como sugere Weskley Abreu, 32 anos, nomeado em 2019 como administrador na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

“Uma das maiores dificuldades em ser aprovado em um concurso público é, sem dúvidas, manter o foco. Seguir uma rotina de estudos diária não é fácil, é desgastante, e tudo isso faz com que haja um estresse natural. O fator principal de sucesso é você manter a disciplina", frisa.

Sespa vai abrir 315 vagas
📷 Sespa vai abrir 315 vagas |( Reprodução )

No Pará, estão previstas as publicações de editais de concursos públicos promovidos pelo Governo do Estado, em diversas áreas de atuação. Serão ofertadas mais de 900 vagas para três hospitais públicos e para a Secretaria de Estado de Saúde Pública.

Tubarão é encontrado em rio do interior Pará

Somente na Sespa serão 315 vagas para cargos de níveis  Médio e Superior. “O objetivo é melhorar a qualidade nos serviços prestados à população, além, é claro, de gerar novas oportunidades na atividade pública por meio de concurso", disse a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Thainná Vieira.

"Dos concursos que já haviam iniciado em 2022, para o segundo semestre já foram definidas as empresas que realizarão a execução dos certames do Igeprev, Santa Casa, Ophir Loyola e Gaspar Vianna, Fasepa e Sespa”, acrescentou.

Vagas

No Hospital Ophir Loyola serão ofertadas 121 vagas para os níveis médio (técnico de enfermagem) e superior (médico; farmacêutico; biomédico; técnico de administração e finanças; técnico em gestão de infraestrutura; engenharia de segurança do trabalho).

O Hospital Ophir Loyola é um dos locais que terão vagas.
📷 O Hospital Ophir Loyola é um dos locais que terão vagas. |Reprodução

Na Fundação Hospital das Clínicas Gaspar Vianna serão 219 vagas para nível médio (auxiliar administrativo; auxiliar de tecnologia em informática; técnico em eletrônica; técnico de enfermagem; técnico de laboratório; técnico de segurança do trabalho) e superior (assistente social; enfermeiro; farmacêutico; fisioterapeuta; médico; psicólogo; técnico em educação física; terapeuta ocupacional).

Ônibus de Belém também precisam ter maior acessibilidade

A Fundação Santa Casa da Misericórdia do Pará irá ofertar 250 vagas para níveis médio (assistente administrativo; assistente de informática; assistente de contabilidade; técnico de enfermagem) e superior (analista de sistema; engenheiro civil; estatístico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; terapeuta ocupacional; nutricionista; psicólogo; médico).

Outros certames

Outros órgãos da administração pública estadual também irão promover concursos públicos. O Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IGEPREV) deve publicar, em breve, o edital que vai ofertar 20 vagas. Além deste, também devem ser abertos concursos para:

- Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), com 65 vagas;

- Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com 135 vagas;

- Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), com 30 vagas;

- Agência de Transporte Metropolitano do Estado do Pará (AGTRAN), com 65 vagas;

- Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará), com 65 vagas;

- Polícia Civil do Pará, com 45 vagas para a área administrativa;

- Polícia Científica do Pará, com 245 vagas.

MAIS ACESSADAS