O prazo para inscrições no Concurso Nacional Unificado (CNU) terminou na última sexta-feira (9). Os interessados no processo seletivo devem estar atentos, pois as provas estão marcadas para 5 de maio.

A expectativa é que os resultados finais sejam anunciados em 30 de julho. Depois de escolher entre os oito blocos de conhecimento disponíveis e definir a preferência de vagas, é importante entender as etapas e provas do concurso.

Para posições de nível superior, o concurso pode ter até três fases, variando de acordo com o cargo escolhido. No entanto, todos os sete editais compartilham características comuns.

Conteúdos relacionados:

Entenda as etapas do Concurso Nacional Unificado

A primeira etapa do concurso compreende a prova objetiva, que é composta por 70 questões de múltipla escolha, e a prova discursiva, que pode abordar questões de conhecimento geral ou específicas. Em todos os sete blocos, a prova objetiva terá 20 questões de conhecimentos gerais, incluindo temas como políticas públicas, democracia e cidadania, Constituição Federal, Programa Nacional de Direitos Humanos, valores éticos do serviço público, diversidade e inclusão, administração e finanças públicas.

As 50 questões de conhecimentos específicos cobrirão conteúdos específicos de acordo com o edital, mas cada uma das sete provas é dividida em cinco blocos temáticos de conteúdo, sendo uma para cada edital, independentemente do cargo. O peso de cada parte da prova varia dependendo da especialidade. Com isso, o candidato pode ter notas diferentes para cada cargo que concorre.

Segunda e terceira etapas do Concurso Nacional Unificado

Quando houver, a segunda etapa é a prova de títulos, que tem caráter meramente classificatório. Nesta fase, são apresentados os comprovantes de conclusão de mestrado e doutorado, por exemplo. A terceira etapa, também apenas quando prevista no edital, é o curso de formação, que é classificatório e eliminatório. Este é o caso quando a pessoa precisa realizar um curso para aprender as funções do cargo.

Os candidatos aos cargos de nível médio e técnico, do edital oito, terão como primeira etapa a prova objetiva e a redação. As provas terão 60 questões de múltipla escolha, nas áreas de língua portuguesa, noções de direito, matemática e realidade brasileira. A segunda etapa, da prova de títulos, contabiliza o tempo de serviço na área específica do cargo pretendido.

Quer saber mais sobre as notícias de Concurso? Acesse nosso canal no Whatsapp

Duração das provas do Concurso Nacional Unificado

As provas serão aplicadas em dois turnos. Na parte da manhã, os candidatos realizarão as provas objetivas de conhecimentos gerais e a discursiva, para os editais de 1 a 7, com duração de duas horas e meia. As provas objetivas de conhecimentos específicos durarão três horas e meia e serão aplicadas no período da tarde.

Para o edital 8, de manhã, serão realizadas a prova objetiva de língua portuguesa e a redação, em duas horas e meia. Já à tarde, serão as provas objetivas de noções de direito, matemática e realidade brasileira, em um total de três horas.

MAIS ACESSADAS