Boa notícia para quem pretende ingressar no funcionalismo público do governo federal. A ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que deverão ser oferecidas mais 9 a 10 mil vagas, por meio de concursos públicos, no funcionalismo federal, até 2026. A confirmação foi feita por meio de entrevista publicada ontem, 4 de março, pelo jornal O Globo. Desta forma, os interessados devem ficar atentos para novidades nos próximos meses.

De acordo com a ministra, a oferta deve complementar as 9 mil vagas já oferecidas em 2023, por meio do Concurso Nacional Unificado e outras seleções descentralizadas. “No ano passado, autorizamos 9 mil vagas, exceto educação e militares, que têm regras próprias. E a expectativa de, pelo menos, dobrar o número de vagas autorizadas, criar mais 9 mil ou até 10 mil até 2026, tanto em novos concursos quanto chamando excedentes de concursos já autorizados”, disse a ministra.

Quer mais notícias sobre concurso público? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Ainda segundo ela, a expectativa é de que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva preencha aproximadamente 20 mil vagas no governo na atual gestão. “Entre 18 mil e 20 mil é um número razoável de novas contratações. Estamos trabalhando, olhando o espaço orçamentário”, ressaltou.

A ministra reforçou que a segunda edição do Concurso Unificado está prevista para ocorrer entre os anos de 2025 e 2026, de acordo com as necessidades e a oferta de vagas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Reajuste

Dweck também esclareceu que existe a possibilidade de conceder reajuste aos servidores em 2024, dependendo da arrecadação. “Conseguimos com os ministérios da Fazenda e do Planejamento que os servidores civis tivessem 18% de aumento no salário ao longo dos quatro anos. Além dos 9% já anunciados, mais 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. Com isso, terão os mesmos 18% que o Legislativo e o Judiciário tiveram, parcelado em três anos. Por enquanto, é o espaço fiscal que a gente tem”, disse.

MAIS ACESSADAS