O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) implementará um modelo inovador de seleção, criando um banco de candidatos aprovados em lista de espera para futuras convocações. Esta mudança tem como objetivo aumentar as oportunidades de chamada para os mais de 2,11 milhões de inscritos.
Em anúncio realizado nesta sexta-feira (9), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou que cada um dos oito blocos temáticos do concurso contará com um banco de aprovados equivalente ao dobro do número de vagas imediatas previstas para cada bloco no edital.
O certame, que também é chamado de “Enem dos Concursos”, prevê a contratação imediata de 6.640 aprovados para diversos cargos que exigem níveis médio, técnico e superior de escolaridade, distribuídos em 21 órgãos da administração pública. Com o novo modelo, o total de classificados para compor o banco de candidatos será superior a 13.280.
O banco de candidatos aprovados em lista de espera será composto por aqueles que, ao final das provas objetivas, discursivas e de títulos, obtiverem classificação até o limite de duas vezes o número de vagas imediatas do respectivo bloco temático. A ordem na lista será definida com base nas notas mais altas.
Conteúdo Relacionado
- Enem dos concursos: dicas para esta reta final de preparação
- Locais de prova do "Enem dos Concursos" já estão disponíveis
De acordo com o edital, ao se inscrever, cada candidato pode optar por três cargos dentro do mesmo bloco temático, escolhendo a ordem de preferência. O ranqueamento dentro do banco de aprovados considerará essas escolhas e especialidades.
A distribuição das vagas imediatas e dos candidatos no banco de aprovados por bloco é a seguinte:
- Bloco 1: 727 vagas imediatas e 1.454 candidatos no banco.
- Bloco 2: 597 vagas imediatas e 1.194 candidatos no banco.
- Bloco 3: 530 vagas imediatas e 1.060 candidatos no banco.
- Bloco 4: 971 vagas imediatas e 1.942 candidatos no banco.
- Bloco 5: 1.016 vagas imediatas e 2.032 candidatos no banco.
- Bloco 6: 359 vagas imediatas e 718 candidatos no banco.
- Bloco 7: 1.748 vagas imediatas e 3.496 candidatos no banco.
- Bloco 8: 692 vagas imediatas e 1.384 candidatos no banco.
Total: 13.280 pessoas no banco de candidatos.
O ministério explicou que candidatos que não obtiverem a nota necessária para a primeira opção de cargo poderão ser considerados para a segunda opção, permanecendo no banco de candidatos para a primeira e terceira opções, se tiverem sido aprovados nessas alternativas.
Pedro Assumpção Alves, assessor do Gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e membro do Grupo Técnico Operacional do CPNU, detalhou que a classificação depende das notas mínimas para cada cargo dentro do bloco temático. “O candidato compete por todas as vagas em que se inscreveu no bloco. A classificação será baseada na nota mínima e no número de vagas previstas para o banco”, afirmou.
As convocações para os cargos poderão ocorrer a cada seis meses ou conforme a demanda e a disponibilidade de vagas. Além disso, candidatos no banco poderão ser chamados para vagas temporárias no serviço público federal, sem perder a classificação para vagas efetivas futuras.
Lembrete
O Enem dos Concursos acontece no próximo dia 18 de agosto. O cartão de inscrição dos candidatos, com locais de provas, está disponível no site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do certame