O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais ) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e tem um papel crucial na proteção do meio ambiente e na conservação dos recursos naturais no país.
O concurso do órgão foi autorizado no último dia 3 de julho deste ano pela Ministra da Gestão da Inovação e dos Serviços Públicos, Esther Dweck e poderá ter o número de vagas ampliado.
O pedido de aumento das vagas veio a partir de um ofício encaminhado pela Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que solicitou a ampliação do total de oportunidades da seleção, que já está em fase inicial de escolha da banca organizadora.
A expectativa é de que a banca seja escolhida até setembro e a liberação do edital seja feita até o dia 3 de janeiro.
Quer mais notícias sobre Concursos? Acesse nosso canal no WhatsApp
A autorização do concurso do Ibama é de que inicialmente preenche 260 vagas distribuídas por dois cargos de nível superior, com remuneração inicial de R$ 10.735,32, já considerando o auxílio alimentação de R$ 1 mil. No entanto, caso o ofício da ministra seja acatado, o órgão poderá ampliar para mais 200 oportunidades para o cargo de analista ambiental que agora depende do aval do governo.
A autorização conta com a seguinte distribuição:
- analista ambiental - 130 vagas
- analista administrativo - 130 vagas
Desta forma, caso a ampliação seja aprovada, a seleção pode passar a ter 460 vagas, sendo 330 de analistas ambiental e 130 de analista administrativo.
Caso as novas vagas sejam autorizadas, a aplicação das provas deve acontecer dois meses após a publicação do edital.
No final de junho, o governo federal disse que pretende preencher um total de 2 mil vagas para o cargo de analista ambiental nos órgãos do meio ambiente até 2027.