O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está estudando a abertura de um novo concurso público, desta vez com vagas para nível médio. Embora já haja um processo seletivo em andamento, destinado a cargos de nível superior, a nova seleção é aguardada por concurseiros de todo o país, embora ainda não exista um prazo definido para sua publicação.

A possibilidade de um novo certame começou a ser ventilada pela instituição em maio de 2024, dentro de um esforço para reestruturar seu plano de cargos e salários. Essa reestruturação já começou com o cargo de Analista, que é ofertado no edital vigente.

Leia também: 

Atualmente, o concurso de nível médio para o BNDES ainda está no campo das expectativas. A instituição está revisando o plano de carreira para o cargo de Técnico Administrativo, semelhante ao que foi feito com a função de Analista neste ano. A conclusão desse estudo poderá resultar na publicação de um novo edital com vagas efetivas, o que é aguardado para o próximo ano, uma vez que o banco deve finalizar esses trabalhos até o fim de 2024.

Caso o novo certame seja lançado nos próximos quatro anos, já há uma banca organizadora contratada. A Fundação Cesgranrio, responsável pelo atual concurso de nível superior, continuará a organizar todos os concursos do BNDES pelos próximos cinco anos.

VAGAS E REMUNERAÇÃO

O novo edital para Técnicos Administrativos poderá marcar o fim de um hiato de mais de 12 anos sem contratações efetivas para esse cargo. O estudo em andamento vai determinar o número de vagas, além de possíveis novos requisitos, que até o momento incluem apenas o ensino médio completo.

Espera-se também que a reestruturação do plano de carreira redefina as atribuições do cargo. No último concurso para Técnicos, os servidores eram responsáveis por funções administrativas diversas, mas essas atribuições podem ser atualizadas.

Atualmente, o salário para o cargo de Técnico Administrativo está em R$ 4.794,50, com uma carga horária de 35 horas semanais, conforme o edital de 2012. Além disso, os servidores do BNDES recebem benefícios, como auxílio-alimentação. Todas essas informações, no entanto, serão confirmadas no edital a ser publicado.

MAIS ACESSADAS