Durante a sessão, representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Pará e do Distrito Federal trocaram experiências sobre as políticas públicas de acolhimento e cuidado em saúde mental que estão em andamento no Brasil.

Trabalhadores, estudantes, usuários, familiares, pesquisadores e ativistas dos Direitos Humanos, da saúde mental e da política de drogas participaram do 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental. O evento, que ocorreu nos dias 15, 16 e 17 novembro, contou com simpósios e minicursos realizados na Universidade da Amazônia (Unama). A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), que tem como presidente o deputado Chicão (MDB), é apoiadora do congresso.

O tema do encontro nacional, "Potências do Bem Viver: ancestralidade, diversidade e sustentabilidade", busca abordar os desafios atuais da saúde mental, ampliando a noção de bem-estar para além da ausência de sintomas e das práticas de cuidado desenvolvidas nos serviços da rede de atenção psicossocial. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme) e conta com o apoio da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

Ao ser realizado na região Norte, o congresso reforça a importância de abordar a saúde mental sob a perspectiva das singularidades regionais, valorizando os saberes e práticas tradicionais e originárias como contribuições fundamentais para o avanço de uma ciência que transcenda a lógica biomédica. O objetivo principal do 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental é reunir os diferentes atores envolvidos no cuidado em saúde mental e na política de drogas, promovendo debates, reflexões e articulações para influenciar políticas públicas.

A Fundação Rádio e Televisão da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (FRTPA) teve um papel de destaque no 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, realizado entre os dias 15 e 17 de novembro, em Belém. O evento reuniu cerca de 1.700 participantes e contou com o apoio da Alepa, reforçando seu compromisso com temas relevantes como saúde mental e políticas públicas.

A equipe da FRTPA, liderada pela presidente Haynna Hálex, esteve presente para garantir uma cobertura abrangente, transmitida ao vivo pela TV Alepa, canal 8.2, e amplamente divulgada no portal e redes sociais da Casa. Desde entrevistas com autoridades, como o deputado estadual Carlos Bordalo (PT), até registros fotográficos e produção de conteúdo especial, o trabalho foi coordenado pela jornalista Angelina Anjos Cavalero, que também realizou importantes entrevistas.

Para acessar conteúdos exclusivos e assistir à cobertura completa, visite o portal alepa.pa.gov.br ou acompanhe pelo canal oficial da TV Alepa no YouTube, TV Alepa Pará.

MAIS ACESSADAS