Foram anunciados, nesta segunda-feira (16), os seis filmes pré-selecionados para concorrer, representando o Brasil, a uma indicação para a categoria de melhor filme internacional na 97ª Premiação Anual promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o Oscar 2025.

Entre eles, o mais cotado é "Ainda Estou Aqui", do diretor Walter Salles. O filme, que foi premiado no Festival de Veneza e elogiado em Toronto, conta a história real da família de Rubens Paiva, político opositor do regime militar brasileiro, que foi exilado e, posteriormente, torturado e morto pela ditadura, nos anos 1970. 

O longa segue a esposa de Rubens (Selton Mello), Eunice (Fernanda Torres), que busca a verdade sobre o desaparecimento e morte do marido, que só seria descoberto anos depois, durante a Comissão da Verdade. O livro é baseado em obra homônima de Marcelo Rubens Paiva, filho do casal.  

Os títulos selecionados são: "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles; "Cidade; Campo", de Juliana Rojas; "Levante", de Lillah Halla; "Motel Destino", de Karim Aïnouz; "Saudade Fez Morada Aqui Dentro", de Haroldo Borges; e "Sem Coração", de Nara Normande e Tião.

Além de Melhor Filme Internacional, Fernanda Torres também é cotada para uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, repetindo o feito da mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada em 1999 pelo filme "Central do Brasil", também do diretor Walter Salles.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Ao todo, 12 longas-metragens foram inscritos e habilitados a concorrer à vaga e a eleição será realizada em dois turnos. No dia 23 de setembro será escolhido, entre os seis pré-selecionados, o filme que representará o Brasil nessa disputa.

MAIS ACESSADAS