25 anos depois de Fernanda Montenegro chegar ao Oscar com "Central do Brasil", dirigido por Walter Salles, "Ainda Estou Aqui", também dirigido por Salles e protagonizado pela filha de Montenegro, Fernanda Torres, tem uma das maiores estreias nacionais do ano.
O longa, que levou 50.320 espectadores para os cinemas na última quinta-feira (07), arrecadou R$ 1,1 milhão de reais, tornando-se a segunda maior estreia nacional de 2024, atrás apenas de "Nosso Lar 2: Os Mensageiros".
O filme acompanha a história de Eunice Paiva (Torres) em sua busca pelo marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), um dos centenas de desaparecidos da ditadura militar brasileira. O filme é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens e Eunice.
O filme é o representante brasileiro no Oscar 2025, e disputa uma vaga na categoria de "Melhor Filme Internacional". Se conseguir a indicação, é possível que seja indicado a outras categorias na premiação, como foi o caso de "Central do Brasil", em 1999.
O filme já recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, Viff Audience Awards na categoria de Apresentações Especiais, filme favorito da audiência para cinema mundial no Festival de Cinema de Mill Valley e o Prêmio do público de Melhor Filme de Ficção Brasileira da Mostra de São Paulo. Fernanda Torres também recebeu a estatueta de melhor atriz da Critics Choice Association.
O filme está nos cinemas.