O Oscar de 2025 é, provavelmente, a edição do prêmio mais esperada pelos brasileiros com a possibilidade de indicação da atriz brasileira Fernanda Torres pelo longa "Ainda Estou Aqui".
Essa ansiedade, no entanto, vai continuar por mais um tempo. Nesta quarta-feira (08), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou o adiamento da divulgação dos indicados ao Oscar deste ano por conta dos incêndios no estado da Califórnia. A lista agora será revelada ao público em 19 de janeiro, um domingo, ao invés da data original de 17 de janeiro.
A organização também estendeu em dois dias o período de votação para os membros, que começou hoje. O processo será encerrado em 14 de janeiro.
Em carta aos membros da Academia, o diretor executivo da entidade, Bill Kramer, escreve que os incêndios no estado americano afetaram muitos dos artistas que são inscritos no grupo -uma porção considerável vive em Los Angeles, cidade muito afetada pelo fogo.
Três regiões de Los Angeles anoiteceram em chamas na última terça-feira (7), em incêndios que se alastravam com velocidade devido aos ventos fortes, deixando um rastro de destruição de milhares de casas e estruturas.
Mais de 30 mil pessoas receberam avisos para deixarem suas casas no bairro de Pacific Palisades, uma comunidade aos pés das montanhas de Santa Monica, perto do litoral. Um incêndio florestal havia começado na manhã e, às 18h30, já queimava uma área de quase 12 km2.
Quer mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Todos os principais eventos na cidade, que vive o início da temporada de prêmios do cinema, foram adiados na noite de terça, como a sessão de cinema do filme "Ainda Estou Aqui", que teria ao final uma conversa entre Torres, Salles e o cineasta mexicano Guillermo del Toro.
A cerimônia do Oscar deste ano acontece em 2 de março, em Los Angeles.