As Academias de Letras são espécies de associações que reúnem poetas, jornalistas, historiadores, intelectuais e escritores para a troca de conhecimento. É um espaço de preservação e difusão da Cultura. A Academia Brasileira de Letras (ABL) foi fundada em 1897, tendo como presidente Machado de Assis. Já a Academia Paraense de Letras (APL) foi fundada treze anos mais tarde, em 1900.

Igreja de Santo Alexandre recebe “Domingo da Acessibilidade”

Atualmente, 26 cidades paraenses tem sua própria Academia de Letras. A mais recente foi criada em Barcarena, no ano passado, por meio da Lei Municipal Nº 2260/21. A primeira diretoria tomou posse somente no último sábado (14) e já planeja uma série de ações para incentivar e promover a educação, cultura e literatura local.

Primeira diretoria da Academia Barcarenense de Letras
📷 Primeira diretoria da Academia Barcarenense de Letras |(Divulgação)

A solenidade de posse da 1ª Diretoria-Executiva da Academia Barcarenense de Letras (Abarcle) contou com a presença do presidente da Federação das Academias de Letras do Pará, Franciorlis Viana. “Uma honra estar aqui para empossar mais uma Academia que vai atuar a serviço da sociedade, que vai servir o povo barcarenense. Juntos, vamos fortalecer o circuito literário paraense”, destacou Viana.

Dupla sertaneja paraense lança primeiro videoclipe autoral

O primeiro presidente da Abarcle é o professor, historiador e poeta Hélio Santos, que, junto com a vice-presidente, professora e escritora Aldenora Cravo, outorgaram os membros titulares da instituição. “A Academia é um sonho coletivo, por isso se materializou, além de ter uma potencialidade de elevar Barcarena em todos os aspectos econômicos e sociais. Uma honra estar aqui em dividir isso com vocês, a quem sou grande fã”, discursou Hélio.  

Membros titulares da Abarcle:

Aldenora do Socorro Silva de Oliveira e Cravo

Braulino Poça Magno

Claudiane Anjos Santiago

Dalva Valente Guimarães Gutierrez

Edson Anilo Cardoso

Fernando Antonio Jares Martins

Francinete Costa Botelho

Gabriela Tavares Furtado

Hélio de Souza Santos

Jairo Antonio Castro Nascimento

Jorge Antonio Monteiro Maia

José Luís Moraes Souza

Luiz Antonio Valente Guimarães

Luiz Sérgio da Silva Lacerda

Márcia de Souza Pinheiro

Patricia Regina de Almeida Moreira

Raimundo Nonato Oliveira Sodré

MAIS ACESSADAS