Urucum, jambu, chicória, pupunha, cheiro verde e bacuri. Estas são algumas das estrelas do Amazônia Sour, plataforma cultural que tem a coquetelaria como eixo central e expande a experiência e seu impacto também para a cultura, gastronomia, música, entretenimento e empreendedorismo. Em sua primeira edição, o Amazônia Sour promove um festival em Belém com três etapas, que visam fortalecer a coquetelaria amazônica e também o setor de turismo e hospitalidade como um todo.

No dia 13 de abril, o Amazônia Sour desembarca na Estação das Docas com uma programação musical, gastronômica e, claro, muita coquetelaria e drinques com ingredientes amazônicos para todos os gostos. Entre as atrações já confirmadas, estão Dona Onete, Baile do Mestre Cupijó, DJ Nuts, DJ Luísa Viscardi, DJ Ananindeusa e DJ Bernardo Pinheiro.

E este é apenas o primeiro brinde. Na sequência, de 18 a 28 de abril, o Amazônia Sour promove um circuito pela capital paraense e mais 30 bares e restaurantes apresentam coqueteis autorais especiais. Cada casa vai criar duas receitas inéditas, uma com e outra sem álcool, que valorizam os ingredientes da Amazônia e a produção local.

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Na primeira etapa, que aconteceu em fevereiro, o festival promoveu um ciclo de capacitação. O encontro reuniu 130 profissionais do setor de diversas partes do Pará e também do Amapá, e foi guiado pelo premiado mixologista Marco de la Roche.

POTENCIAL

Idealizado por Yvens Penna, sócio do Muamba Bar, Marcel Arede, sócio da AmpliCriativa Produções, e Flávio Proença, estrategista de marcas, o Amazônia Sour é o primeiro festival de coquetelaria e cultura da Amazônia. É realizado via Lei Semear (Governo do Pará), com patrocínio da Claro, Sococo Brasil e Sebrae (PA), parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Pará (Abrasel/PA) e Universidade da Amazônia (Unama), apoio da Learning for Life, Centeno Nascimento Pinheiro Almeida & Graim Advogados, Cachaça Indiazinha e Amazônia Tropical Gin de Jambu e apoio cultural da Semear, Secretaria de Turismo e Governo do Pará.

“Temos uma gastronomia de destaque. Por que não seguir o mesmo caminho com uma coquetelaria amazônica, tão marcante quanto nossa culinária?”. A pergunta de Yvens Penna, idealizador do Festival Amazônia Sour, traz uma reflexão e representa a origem do projeto. O Amazônia Sour olha para o futuro com a intenção de acelerar o processo de construção de uma coquetelaria identificada como amazônica.

Yvens explica: “Há um potencial imenso na combinação entre boas práticas globais de coquetelaria e a extensa variedade de ingredientes como frutas, folhas e sementes da Amazônia. Temos todos os ingredientes humanos e naturais necessários para estimular e construir uma cena de coquetelaria por aqui e fazer dela um bom negócio para todos”, observa.

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A ideia é oferecer em Belém uma programação sazonal, em diversas frentes. “A qualificação de produtores e da mão de obra é essencial, mas o propósito do Amazônia Sour vai além disso. Queremos conectar esta coquetelaria com identidade amazônica a outros mercados representativos da nossa região, como turismo, gastronomia e cultura, e explorar possibilidades”, diz.

“Temos orgulho da variedade de sabores exóticos e diferenciados do Norte, que só é possível encontrar aqui na região. Acreditamos que o festival funciona como uma grande conexão, que vai da qualificação ao fortalecimento do empreendedorismo local. Além de fomentar o setor de turismo e hospitalidade como um todo”, comenta Rosa Bastos, diretora regional da Claro para a Regional Norte.

DE OLHO

Festival Amazônia Sour

  • - Brinde Amazônia Sour
  • Quando: 13/04, das 12h às 00h
  • Onde: Estação das Docas Boulevard Castilhos França, s/n - Campina)
  • Quanto: R$100 (clientes Claro Clube pagam R$40).
  • - Circuito Amazônia Sour
  • Quanto: De 18 a 28 de abril
  • Onde: Mais de 30 bares e restaurantes de Belém, com coquetéis criados para o Festival.
  • Conheça os participantes: Instagram @amazonia_sour e site amazoniasour.com.br

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