O momento tão aguardado pelos paraenses, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré está bem pertinho e para além das boas sensações, a festa religiosa também traz uma extensa programação cultural que permeia a arte como um todo e retrata o momento de fé do povo paraense.
O Museu do Círio, localizado no Complexo Feliz Lusitânia, em Belém, abre as portas para a exposição imersiva “Círio de Sensações”, a partir deste sábado (28). A mostra é gratuita e reúne obras digitais e físicas que retratam os símbolos e rituais do Círio de Nazaré, proporcionando ao público uma experiência sensorial única. A visitação acontece até o dia 26 de outubro, de terça a domingo, das 9h às 17h.
Com direção de VJ Lobo e curadoria de Melissa Barbery, a mostra conta com uma sala 360º onde projeções de videomapping exploram a devoção popular e a cultura paraense. Entre os destaques, está a instalação “Grandeza das Imagens” e a obra “Amazônia em Glória”, que apresenta Nossa Senhora de Nazaré como Rainha da Amazônia, cercada por elementos da natureza amazônica.
“Estamos trazendo um grande e variado espaço que destaca a tecnologia e mostra o Círio de um jeito diferente. É um Círio para todos, crianças, adultos e idosos”, afirmou Melissa Barbery. A curadora, também, acrescenta que a exposição é projetada para promover a interação com o público. “Sem as pessoas, a exposição está incompleta. Ela precisa da presença e da circulação do público para ganhar vida.
Apresentada pelo Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale, a exposição é explorada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale. A realização é da Amplicriativa, VJ Lobo, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o apoio do Sistema Integrado de Museus e da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A exposição também conta com a parceria da empresa alimentícia Mariza Foods. Na sexta-feira (27), a exposição terá uma vernissage para convidados, antes da abertura oficial ao público no sábado.
- Quer mais notícias sobre cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp
Acessibilidade
A exposição contará com diversas medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência e neurodiversas como rampas de acesso, intérpretes de Libras, placas com descrições em braille e recursos para acomodação sensorial, além de ajustes para pessoas com sensibilidade a luzes e sons. Um QR code na obra audiovisual permitirá ativar legendas e avisos de conteúdo sensível serão disponibilizados na entrada.
Agendamentos
Aos professores interessados em levar seus alunos para visitar a mostra, será ofertado passeios guiados para estudantes de escolas públicas e privadas. Instituições parceiras como a APAE Belém, que participará nos dias 10 e 11 de outubro, e o CAPS Renascer, com visita marcada para o dia 3 de outubro, já estão confirmadas. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone: (91) 99837-0068 ou (91) 98614-1779.
Serviço
Exposição “Círio de Sensações”
- Data: 28 de setembro a 26 de outubro
- Local: Museu do Círio – Rua Padre Champagnat, s/n, Cidade Velha (Complexo Feliz Lusitânia)
- Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h
- Entrada: Gratuita