A cantora e compositora paraense Liah Soares será mais uma vez anfitriã na maior celebração católica da América Latina, considerada uma das maiores do mundo: o Círio de Nazaré, que anualmente mobiliza todo o Estado do Pará durante praticamente todo o mês de outubro, onde há mais de 200 anos um ‘mar’ de promesseiros vindos de todas as partes do Brasil derramam a sua fervorosa devoção à Nossa Senhora de Nazaré.
Presente em todas as edições desta marcante festividade e em plena confraternização com seus conterrâneos, Liah Soares marcará presença através do projeto “MARIA VEM”, recebendo renomados artistas como Pinduca, Flávio Venturini, o tenor lírico Thiago Arancam e as cantoras Wanessa, Lucinha Bastos e Gabi Nascimento em um espetáculo musical com o intuito de embalar um público estimado em cerca de 10 mil pessoas no dia 10 de Outubro na Praça Santuário, logo após a Missa de Apresentação do Manto na Basílica Nossa Senhora de Nazaré.
O CÍRIO:
Com estimativa geral de aproximadamente três milhões de pessoas durante o período de festividades, o Círio de Nazaré ocupa cada vez mais um lugar cativo no coração dos religiosos que têm o privilégio de presenciar anualmente este evento reconhecido pela UNESCO em 2013 como “Patrimônio Cultural da Humanidade”, bem como eleito “Patrimônio Cultural Imaterial” pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no ano de 2004.
O SHOW ‘MARIA VEM’:
“Eu acho que a coisa mais linda do mundo é quando a gente canta com a alma e devoção, então não tem emoção maior do que essa. Eu sou devota de Nossa Senhora e é uma coisa que já faz parte da minha memória familiar e do povo paraense”, conta Liah. No repertório, músicas que fazem parte da memória afetiva popular, bem como aquelas que falam ao coração dos fiéis e exaltam Nossa Senhora. Sem dúvida alguma não ficarão de fora as canções que Liah compôs especialmente para Nossa Senhora, a exemplo de “Ela Vem” (que já virou uma espécie de hino do Círio), “Mãe do Perdão” e “Maria Vem”.
O projeto “MARIA VEM” tem apoio institucional do Governo do Estado do Pará, Fundação Cultural do Pará, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura - Semear. Como patrocinadora master a Claro e também o Sebrae. O evento ainda conta com o apoio da Kallas, Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário, Diretoria da festa de Nazaré e Padres Barnabitas. A realização é da Agência Conceito A.
“A Semear é o maior programa de fomento e incentivo às políticas públicas de cultura e estímulo da pesquisa e produção artística do Pará, e um dos maiores do Brasil. São quase 20 milhões de reais de incentivo sobreposto em isenção fiscal. Desta forma, muito nos alegra apoiar, por meio dele, este espetáculo e patrimônio cultural paraense, que ocorrerá em um período tão significativo para o povo paraense, que é o Círio de Nazaré. Fortalecendo cada vez mais nossa cultura e o turismo religioso”, declara o presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda.
"A parceria da Claro no Círio de Nossa Senhora de Nazaré é de longa data. E temos muito orgulho de apoiar iniciativas em torno desta importante celebração de fé e tradição do povo paraense. Trabalhamos para conectar pessoas e entregar a melhor tecnologia, para que estes momentos sejam compartilhados com quem se ama", afirma Rosa Bastos, diretora regional da Claro Norte.
“É sempre uma honra para o Sebrae no Pará apoiar e participar de ações que valorizem o Círio de Nazaré, uma das maiores expressões de fé e cultura do povo paraense. Com o projeto Maria Vem, vamos proporcionar aos fiéis, turistas e romeiros, que a música alcance os corações e mentes na Praça Santuário de Nazaré, destacando também a rica cultura marajoara nas peças que a Liah Soares usará durante o show, confeccionadas por empreendedores da coleção de moda autoral Cápsula Marajó, que são apoiados pelo Sebrae”, destaca Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae/PA.
Com Produção Executiva de Adriana Fukuoka, o projeto “MARIA VEM” ainda conta com um objetivo de cunho solidário, que é a arrecadação de livros literários destinados a bibliotecas públicas integrantes da Usina da Paz, que por sua vez são complexos físicos destinados a congregar serviços do Estado oferecidos à comunidade. As doações serão recebidas durante o dia do espetáculo musical e entregues logo após o Círio de Nazaré.
A expectativa, como sempre, é imensa. Afinal de contas, trata-se da maior manifestação de fé do Brasil. Liah Soares e seus ilustres convidados estarão lá no dia 10 de Outubro para louvar Nossa Senhora, ressoando amor, paz e esperança e juntando-se aos fiéis em uma só voz.