A inspiração para um espetáculo teatral pode surgir de diversas formas, desde textos inéditos a adaptações de histórias já conhecidas. A arte permite, também, misturas de culturas para levar uma experiência completa ao espectador. 

Nos meses de novembro e dezembro, o Grupo de teatro paraense independente Coletivas Xoxós estreia o espetáculo teatral “Fale com Estranho”, com atuação do multi-artista Leoci Medeiros e direção da atriz, professora e pesquisadora Andréa Flores. O trabalho, premiado pela Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo - 2023, será apresentado entre os dias 06 de novembro e 04 de dezembro, todas as quartas-feiras do mês, às 20h, com entrada franca, no Teatro Casa Saulo Sisnando, na Travessa Quintino Bocaiúva nº 2003, no bairro de Nazaré.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: 

Uma consciência embaçada e disforme, com sequências de memórias estranhamente incompletas permeia a encenação e a vida do protagonista, Natanael, um homem que, desde criança, é atormentado pela fantasmagórica figura de Coppelius, que faz com que este se perca entre realidade e delírio. Já adulto, Natanael vê-se envolto em uma sequência de imagens e lembranças que levam a angústia que o acompanha desde criança a esfacelar o que há em sua psique, na qual realidade, passado, sonho, presente, família, mundo e amores entram em rota de colisão entre o conhecido e o oculto, o familiar e o estranho.

Adaptado do conto “O homem da areia”, escrito por E.T.A Hoffmann e publicado pela primeira vez no ano de 1817, “Fale com Estranho” é um processo criativo que propõe um diálogo poético entre Teatro e Psicanálise, a partir da ideia de inconsciente e do conceito de infamiliar, o que é ao mesmo tempo íntimo, conhecido, mas também inquietante, estranho, oculto do sujeito. O diálogo entre arte e psicanálise não é novo e o próprio conceito de infamiliar é estudado entre os campos da ciência, estética e literatura fantástica.

Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp

Ao enfocar a experiência corpórea amazônida através da história de Natanael e das figuras que embaçam sua consciência e mergulham suas memórias em sombras, “Fale com Estranho” instaura uma montagem teatral inovadora ao assentar essa estreita relação no território local. Durante os meses de novembro e de dezembro o Coletivas Xoxós espera o público para um mergulho na consciência esfacelada de Natanael para experienciar familiaridades e estranhamentos ao expectar “Fale com Estranho”.

SERVIÇO:

Espetáculo teatral “Fale com Estranho”

  • Quando: 06, 20, 27 de novembro e 04 de dezembro (quartas-feiras)
  • Onde: Teatro Casa Saulo Sisnando, Travessa Quintino Bocaiúva nº 2003 (bairro de Nazaré)
  • Horário: 20h
  • ENTRADA FRANCA

MAIS ACESSADAS