A comunidade LGBTQIA+, historicamente invisibilizada pela sociedade, tem conquistado cada vez mais espaços sociais, inclusive na política.
As cores da bandeira desse orgulho vão se espalhar pelas ruas do Distrito de Icoaraci, em Belém, nesta sexta-feira (15), na segunda edição da Marcha LGBTQIA+ de Icoaraci.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Designer paraense é a única do Norte na maior competição de criação gráfica do país
- Belém recebe evento gratuito da chegada do Noel
Organizada pela ONG Olivia e pela União da Juventude Socialista (UJS), o evento celebra a diversidade, o respeito e o combate à violência. A programação é gratuita e começa às 15h, com concentração na rua 15 de Agosto com a travessa Berredos.
"Sem medo de ser, com respeito e liberdade” é o tema da marcha este ano, que reivindica a liberdade de todas as pessoas de viverem suas sexualidades e identidades, sem medo da violência ou do preconceito.
Quer mais notícias de cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp!
"Queremos mostrar que é possível viver sem medo. E mais do que isso, que não aceitamos mais viver com medo. O movimento LGBTQIA+ no Brasil lutou muito para conseguir diversas conquistas à nível nacional. Esses direitos precisam ser garantidos. O acesso à cidadania não pode ser negado para ninguém", afirma Marcos Melo, presidente da ONG Olivia e um dos coordenadores da Marcha.
A programação contará com shows, DJs e performances de artistas LGBTQIA+ da cidade, com destaque para a participação de artistas de Icoaraci. "Nós priorizamos artistas locais, principalmente aqueles que moram no próprio Distrito. Temos esse compromisso, de sempre valorizar quem é do território e incentivar seus projetos, seus sonhos. A Marcha é construída para que todos possam celebrar juntos. Estamos muito felizes em colocar o evento na rua mais uma vez, apesar de todas as dificuldades", acrescenta Manuella Sousa, da UJS LGBT, e também coordenadora da Marcha.
Serviço
Marcha LGBTQIA+ de Icoaraci 2024
- Data: Sexta -feira(15)
- Horário: 15h
- Local: R. 15 de Agosto com a Tv. Berredos, Icoaraci, Belém (PA).