No aniversário de 409 anos de Belém, neste domingo (12), a Praça da República se transformou em um grande centro de cidadania e diversão com o programa ‘Governo do Pará nos Bairros’. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, leva serviços gratuitos de saúde, lazer, assistência e cidadania diretamente à população.
Mas foi no espaço dedicado às crianças e adolescentes, promovido pela Fundação ParáPaz, que a alegria tomou conta. Através do projeto ‘Espaços Abertos’, diversas atividades recreativas e educativas foram realizadas, incluindo jogos de tabuleiro, tênis de mesa, brinquedos infláveis e oficinas pedagógicas. Além disso, 500 brinquedos foram distribuídos, sendo 250 para meninas e 250 para meninos.
Para Eliane Fonseca, dona de casa e mãe de dois filhos, o programa foi uma oportunidade de lazer e descanso. “Fazia muito tempo que a gente não vinha na praça. Viemos para aproveitar os serviços, e meu filho adorou o espaço. Ganhamos um brinquedo, e eu aproveitei a sombra para descansar enquanto ele desenha e pinta”, disse.
Conteúdos relacionados:
- Governo celebra 409 anos de Belém e entrega obra para COP30
- Aos 409 anos, Belém vive "boom" como "capital da Amazônia"
A pequena Haynná, de 10 anos, foi uma das crianças que receberam uma boneca e ficou super feliz com o presente inesperado. “Gostei muito. Ela é linda!”, comentou. Seu irmão e seu primo também foram contemplados com brinquedos. Eles estavam acompanhados da mãe, Thaís Ramos.
Inclusão - Os ‘Espaços Abertos’ estão sempre presentes nas ações do Governo do Estado porque oferecem oportunidades de aprendizado por meio de atividades lúdicas que estimulam habilidades e promovem a interação social.
Quer saber mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no Whatsapp
Todas as atividades são acompanhadas por profissionais, garantindo cuidado e segurança, como destacou Carlos Valente, coordenador do projeto. “Esses espaços são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e o bem-estar das famílias, unindo lazer e aprendizado de forma gratuita, integrando todos”.