Um espetáculo que une a psicanálise com a ancestralidade amazônica, em uma experiência sensorial única. No dia 05 de março, o Theatro da Paz, em Belém, recebe “Ancestral - Sons da Floresta”, apresentação que abre a programação do XV Encontro Nacional e XV Colóquio Internacional do Corpo Freudiano.
Criada especialmente para o evento, a obra combina música ao vivo, dança, projeções audiovisuais e poesia, em diálogo com a ancestralidade e os territórios amazônicos. No espetáculo, a Amazônia se apresenta não apenas como referência geográfica, mas como campo simbólico e afetivo, atravessado por memória, escuta e silêncio.
Conteúdos relacionados:
- Belém recebe exposição sobre arte e saberes dos povos da floresta
- CarnaBelém 2026 divulga programação e atrações imperdíveis; confira
- Marcio Nagano reúne fotografias amazônicas em exposição especial
A dramaturgia é construída como uma travessia não linear, em que sons, corpos e imagens se organizam em camadas, confrontando o tempo linear da história com o tempo circular da memória e convocando heranças ancestrais e questões contemporâneas.
Dividido em dois atos, o espetáculo une tradição e contemporaneidade. O primeiro ato apresenta obras de Carlos Gomes, Waldemar Henrique e Altino Pimenta, interpretadas pelo Duo Azulay, enquanto o segundo foca em composições de Albery Albuquerque e Márcio Jardim, que transformam a floresta em matéria sonora viva.
Além disso, projeções de Nando Lima evocam ciclos naturais e paisagens amazônicas, enquanto a música de Jardim cria um tempo ritual, marcado pelo silêncio e textura sonora.
Quer mais de Cultura e Entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Com direção geral de Luciana Medeiros, direção artística de Nando Lima, musical de Carlos Canhão Brito Jr. e cênica de Danilo Bracchi, o espetáculo dá o tom da programação, que seguirá até o dia 07 de março com 37 mesas-redondas, 17 conferências e 10 lançamentos de livros.
Entre os conferencistas, estão o francês Frederik Vinot, com “Antropoceno e metamorfose do Real: clínica psicanalítica da habitação terrestre”, e o brasileiro João de Jesus Paes Loureiro, com “Desfolhamento do trágico”.
Serviço:
Espetáculo "Ancestral - Sons da Floresta"
- Data e horário: 05 de março de 2026, às 19h30
- Local: Theatro da Paz (Praça da República, s/nº, Campina - Belém)
- Ingressos: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia) – na bilheteria do teatro e na bilheteria digital Ticket Fácil
