A dramaturgia brasileira sofreu uma grande perda neste fim de semana e muitos famosos foram às redes sociais prestar homenagens. Uma das que mais se destacou foi de uma grande atriz brasileira.
Christiane Torloni prestou uma longa homenagem ao autor Manoel Carlos, que morreu no último sábado (10), aos 92 anos. Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, a artista destacou a importância do dramaturgo para a cultura brasileira, para a televisão e para sua própria trajetória profissional.
“Domingo, um dia luminoso, quente, um dia de despedida. Nosso Maneco partiu, deixando um rombo enorme na nossa cultura, na nossa televisão”, disse Torloni, ao lembrar do autor, a quem chamou de “grande gênio da dramaturgia brasileira”. A atriz interpretou uma das mais marcantes "Helenas" criadas por Manoel Carlos, na novela Mulheres Apaixonadas (2002), quando contracenou com Tony Ramos e José Mayer.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Filho de Dennis Carvalho e Christiane Torloni é acusado de extorsão
- Christiane Torloni desabafa após assalto no Rio de Janeiro
No vídeo, Torloni também agradeceu os “presentes” recebidos ao longo da convivência com o escritor, que foi velado neste domingo (11), no Rio de Janeiro. Ela recordou que Manoel Carlos era amigo de seus pais e que lhe ofereceu papéis decisivos na carreira, como o de filha da personagem de Lilian Lemmertz, a primeira Helena do autor e, anos depois, a protagonista de Mulheres Apaixonadas. “Foi um papel definitivo na minha vida”, afirmou.
A atriz destacou ainda como o autor foi determinante para mudar os rumos de sua carreira. Segundo Torloni, Manoel Carlos a convidou para uma conversa em Nova York, encontro que ocorreu no Central Park, e explicou por que ela havia sido escolhida para viver a Helena. “Ele dizia que a minha vida me definia, me autorizava. Que aquela Helena representaria muitas mulheres humanas, anti-heroínas”, relatou. Para a atriz, o autor foi “o cronista de tantas almas” e um grande humanista.
Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp
Ao final da homenagem, Christiane Torloni enviou uma mensagem de solidariedade à família do dramaturgo, citando a esposa, Bety, e a filha, Júlia. Ela também relembrou o carinho do escritor, que costumava lhe enviar cartas e livros durante a novela, escritos à mão com caneta tinteiro. “Ele fazia com que eu tivesse certeza de que estava escrevendo aquela Helena para mim”, disse.
Em tom de despedida, a atriz exaltou o legado deixado por Manoel Carlos. “Vai, Maneco! Você cumpriu lindamente o seu legado. Muito obrigada por você ser!”, concluiu.
Veja o vídeo:
Christiane Torloni grava video de despedida para Manoel Carlos. Nada de #BBB26. Dispersando, galera
— Dantas (@Dantinhas) January 11, 2026
pic.twitter.com/Aog02uQTjM
