Você já jogou The Witcher 3: Wild Hunt? Mesmo que não tenha jogado, certamente já ouviu falar em um dos melhores games lançados na geração passada e que se faz presente na atual.
Todo o trabalho magnífico que o jogo recebeu foi graças à CD Projekt Red, que acabou se tornando um dos estúdios mais respeitados do mundo devido ao sucesso do game, que vendeu mais de 50 milhões de cópias até hoje.
Conteúdo Relacionado:
- The Witcher 4 está perto de começar fase de produção
- Ator de Geralt de Rivia revela pista sobre The Witcher 4
Devido a isso, Cyberpunk 2077 recebeu um grande hype, mas a empresa viu o prestígio ser posto em xeque após o novo projeto chegar repleto de problemas no lançamento, em dezembro de 2020.
Falhas graves no desempenho fizeram com que o game fosse retirado das lojas digitais do Xbox One e do PlayStation 4. Além disso, milhares de players pediram reembolso.
"Infelizmente, não conseguimos ficar na melhor forma para o lançamento. Até o final, estávamos lutando, lutando, lutando, e então, sim. O que aconteceu, aconteceu. Acho que, se você observar os PCs usando SSDs, foi muito, muito melhor para eles. Mas, infelizmente, no drive mecânico, não conseguimos acertar o passo no final", disse o CEO da CD Projekt Red, Michal Nowakowski, a Eurogamer.
Para ele, o estúdio polonês acabou ficando com a imagem manchada. Enquanto isso, o programador-chefe de engine da CD Projekt da época, Charles Tremblay, explicou por que o game não foi adiado.
"Estávamos muito cansados - porque, mais uma vez, estávamos perto da linha de chegada, estávamos muito concentrados. Foi o mesmo com The Witcher 3 - super concentrados, ainda trabalhando no projeto", revelou.
Conteúdo Relacionado:
- Cyberpunk 2077 ressurge após DLC e atualizações
- Cyberpunk 2077 ressurge e ultrapassa R$ 3 bilhões em receita
Na época, o mundo passava pela pandemia da COVID, mas Tremblay disse que os desenvolvedores estavam "super confiantes" para entregar o game bem otimizado. Reuniões de crise foram feitas em todos os níveis da empresa.
"No nível da diretoria, foi: a) a constatação do que aconteceu; b) reconhecemos que o que aconteceu foi um grande, grande desafio e um grande golpe para a empresa. Nenhum de nós estava pensando em termos financeiros, mas era um problema para o futuro que esperávamos corrigir para a empresa, para a percepção (da imagem da CD) entre os fãs. E isso é algo que, para ser honesto, provavelmente perdemos para sempre. E sim, você pode consertar algumas coisas, mas é uma certa percepção da empresa que nunca mais voltará. Isso é bom ou ruim? Eu não sei, mas é um fato", finalizou o CEO Michal Nowakowski.
Apesar dos pesares, Cyberpunk 2077 foi consertado, lançou DLC, e hoje é um dos melhores jogos disponíveis para os gamers. O último relatório financeiro da CD, em 2023, apontou R$ 3,77 bilhões arrecadados desde o lançamento.
Ao todo, mais de 25 milhões de cópias já foram vendidas. A expectativa agora se volta para The Witcher 4 e, com certeza, a empresa tomara todos os cuidados para lançar o game perfeitamente e bater todos os recordes.