Começar a carreira na TV, e construir solidez numa trajetória que já dura 20 anos, mantendo-se relevante por todo esse tempo, não é para qualquer artista. “O cara” para esse sucesso tem nome: Thiaguinho. O cantor ganhou o Brasil desde o início, com sua participação no reality “Fama”, em 2002. Quem lembra? Desde então, cada passo dado vem sendo amplamente televisionado. Para contar essa história, a TV Globo exibe hoje, 10, após “Pantanal”, o programa “Som Brasil apresenta: Meu Nome é Thiago André”, um especial em homenagem ao cantor. Com reprise no Multishow amanhã, 11, às 20h, além de ficar disponível no Globoplay.

“Poder ter um especial na TV Globo, onde tudo começou, 20 anos depois, é uma realização. Eu sempre quis ser músico, nunca tive outro foco. Queria um dia gravar um CD, ir em programas de TV, ir no rádio. Hoje, depois de tantos álbuns e conquistas, sinto uma alegria difícil de descrever. Sempre pensei ‘se eu puder viver de música o tempo todo na minha vida, eu prefiro’. Para mim, sempre foi a música minha motivação, nunca tive outra coisa”, comemora Thiaguinho.

O programa marca o retorno do “Som Brasil”, título que marcou a TV brasileira com conteúdos musicais, mas que chega em um novo formato: uma antologia de especiais que reverenciam a música nacional. A produção é da equipe do “Conversa com Bial”, com direção geral de Gian Carlo Bellotti, e tudo será novidade, desde a forma como a trajetória de Thiaguinho é contada, a partir de relatos inéditos, até o conceito em que o especial é concebido. À medida em que Pedro Bial conduz as entrevistas com o cantor, o público é levado para uma experiência de bastidor de um programa de TV, passeando por cenários que se transformam e figuram cada parte da história.

LEIA TAMBÉM:

Luísa Sonza grava 1ª música sertaneja com Luan Santana

Marido de Simone desabafa após boatos: "nada me espanta"

Monica Almeida, diretora artística, conta que a emissora tem muito material de arquivo desses 20 anos de carreira, que estão ligados ao universo da televisão. “Vamos brincar com elementos da TV, com os cenários que montam e desmontam na frente das câmeras e com iluminação. Trata-se de uma brincadeira mesmo, com cara de bastidor, porque estamos falando de um programa que é a história da TV, e de um artista que cresceu conosco, telespectadores, acompanhando”.

Mas a TV não é parte da vida de Thiaguinho apenas após o estrelato. Quando criança, ele ouvia discos de trilhas sonoras de novelas e assistia a programas musicais que colaboraram para a construção de seu sonho, hoje realizado, como “Programa Livre”, “Ligação” e o próprio “Som Brasil”. Essas memórias são trazidas durante as conversas com Pedro Bial, que são intercaladas com apresentações musicais dos principais sucessos, como “Caraca, Muleke”, “Falta Você” e “Ousadia e Alegria”, num palco com banda completa, além de cortes do show comemorativo “Meu Nome é Thiago André”, em que ele canta suas referências, como Gilberto Gil, Cazuza, Djavan, Benito de Paula, Milton Nascimento e outros.

A Pedro Bial, Thiaguinho revela medos, angústias, felicidades, sonhos passados e futuros. Ele ainda resgata passagens da infância, da época em que morou em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; a relação com a família; as vivências na estrada e a rotina da profissão. “Thiaguinho tem uma história surpreendente, um jeito menino que vai chegando aos pouquinhos, de mansinho. Veio do Centro-Oeste e, de repente, reflete um Brasil do samba, com muita originalidade. Ele vem de uma família com uma história igualmente inspiradora e muito generosa”, comenta Pedro Bial.

Thiaguinho foi ainda parte do vocal do Exaltasamba por nove anos, e gravou dez álbuns com o grupo. Na carreira solo, lançou onze álbuns com milhares de cópias vendidas, que lhe renderam discos de Ouro e Platina, e uma série de prêmios, como o Multishow, Nacional da Música e indicação ao Grammy Latino.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

O especial convidou ainda a mãe de Thiaguinho, Glória Maria Barbosa, e seu pai, João Barbosa, para um cenário similar à sala de casa: sentados em um sofá com o filho, eles contam como tudo começou. “Meus pais sempre me indicaram um caminho de sucesso, independentemente do que eu fosse escolher para a minha vida [...], e eu cresci vendo eles o tempo todo fora de casa, buscando uma vida melhor e digna para mim e para a minha irmã, e isso serviu de muita inspiração [...]. Sempre que meu pai se envolveu em algo, foi de maneira entregue”, revela Thiaguinho. E ele canta pela primeira vez junto com a mãe na TV, a canção “Fascinação”, acompanhados apenas de piano.

Outro participante, e aí já com Thiaguinho recém-saído do ‘Fama’, foi Péricles, com quem dividiu os vocais do Exaltasamba e se tornou forte amigo. “Fiz aula de canto, interpretação e eu prestei muita atenção nele, na maneira como ele cumprimentava as pessoas nos shows, se comportava nos palcos. Ele serviu de referência para o artista que sou hoje, até meu pai agradeceu a ele por ser esse representante na minha carreira”, conta o homenageado. “Nossa sintonia só aumenta com o tempo. A gente saiu do grupo em 2012, e, dez anos depois, somos mais amigos ainda”, complementa. Eles cantam juntos “Jogo da Sedução/Livre Pra Voar” e “Tá Vendo Aquela Lua”.

MAIS ACESSADAS