A Dama da Guitarra, Thaina Corrêa, é uma das primeiras mulheres a comandar o ritmo guitarrado no Pará, gênero musical consagrado por artistas masculinos de grande sucesso no cenário da música paraense, como o saudoso Mestre Vieira, Mestre Manoel Cordeiro, Félix Robatto, entre outros. A artista acaba de lançar o clipe intitulado “Lambada do Tauá”, no DOL Music, a plataforma de música do DOL.
A “Lambada do Tauá” é de autoria da própria artista e ressalta pontos turísticos do Município Santo Antônio do Tauá através dos solos de guitarra. Além disso, a artista busca evidenciar a potência e o talento das mulheres nesse gênero musical. “Compôr minha primeira música foi um desafio a ser batido, onde teve esforço e muita dedicação. Além disso, quero mostrar para o público, a presença da mulher no cenário musical, tocando um instrumento que normalmente é dominado por homens. Mostrar os pontos turísticos e belezas naturais do meu amado município de Santo Antônio do Tauá, e também valorizar a nossa música instrumental, o gênero paraense chamado Guitarrada”, disse Thaina.
PRODUÇÃO
O clipe foi gravado na Praça matriz, Praça dos pioneiros e Coqueiro's bar, que fica localizado na comunidade de São Brás do município de Santo Antônio do Tauá. O primeiro trabalho autoral da artista contou com a direção geral de Raide Wariss, produção musical de Renato Sinimbú, produção de áudio do Estúdio Sinimbú Music, produção de vídeo Açaí Vídeo, imagens e edição de Wladimir Jr.
Vale ressaltar que Thaina Corrêa foi responsável também pela produção do estúdio, pelos arranjos da guitarra solo e guitarra base. Ela também contou com os trabalhos e parcerias musicais de Renato Sinimbú no teclado e no contrabaixo, de Julian Santos na bateria, Edivan de Moraes na guitarra base, Gleidson Costa também no teclado, Alailson Faro no contrabaixo e Charles Corrêa na bateria.
A ideia de gravar o clipe surgiu da vontade de realizar um sonho de infância, pois Thaina já respirava esse universo musical desde pequena. “Eu sempre gostei da música instrumental desde pequena, pois já ouvia guitarrada, mas não tocava o gênero. De uns 3 anos para cá, eu comecei a tocar a guitarrada e o pensamento de compor e lançar minhas próprias músicas já existia, mas era meio distante. Através da Lei Paulo Gustavo, Lei Federal de incentivo à cultura, veio a oportunidade de realizar esse sonho”, afirmou Thaina.
GUITARRADA
A paixão de Thaina pelo gênero musical “Guitarrada” surgiu desde criança, por influência de seu pai. “Quando eu era criança, meu pai ouvia guitarrada no rádio e eu ficava encantada pelos solos de guitarra e pelo ritmo animado. Em 2021 adquiri minha primeira guitarra e me dediquei em aprender o gênero paraense. A primeira guitarrada que aprendi foi a Lambada Classe A do Mestre Aldo Sena”, revelou.
Mostrar o potencial das mulheres no estilo “Guitarrada” é uma das principais missões da artista paraense. “Me sinto feliz em fazer parte do cenário musical tocando o gênero "guitarrada", dando continuidade aos trabalhos dos Mestres da guitarrada que até os dias atuais fazem sucesso e, principalmente, por ser uma mulher usando as cordas de minha guitarra para reproduzir um gênero musical que é de característica masculina”, destacou.
Para ela, é importante colocar em destaque as mulheres que assumem esse gênero como seu estilo musical e influenciar cada uma delas a seguirem em frente. “No mundo da música existem diversas mulheres que tocam, mas no gênero guitarrada não tenho visto o destaque feminino, esse é um dos meus objetivos, influenciar mais e mais mulheres para que se sintam seguras de seguir o gênero guitarrada”, declarou.
PLATAFORMA
Thiana viu no DOL Music uma oportunidade imperdível para divulgar seu trabalho. “Estou encantada com a plataforma, pois faz tempo que conheci através da divulgação do trabalho de uma amiga e pensei: quando for lançar a minha música, quero lançar no Dol Music. Eu vejo que o DOL MUSIC é uma ferramenta muito importante na divulgação dos trabalhos musicais, porque dá a oportunidade para todos e, principalmente, para aqueles que estão iniciando a carreira, assim como eu”, ressaltou.
HISTÓRICO
Nascida em Santo Antônio do Tauá, Thaina Corrêa, começou a ter contato com a música desde cedo, pois seu avô, tios e primos são músicos. Aos 14 anos iniciou os estudos de violão na Secretaria de Cultura do município, fez parte do grupo de canto Maná, da igreja católica e atualmente toca no Ministério de música Kyrios.
Após alguns anos, ela teve seu trabalho e talento reconhecido por um dos artistas mais consagrados da música paraense, o Pinduca. Em de 2022, Thaina recebeu o convite para fazer uma participação no show do Rei do Carimbó, Pinduca, na festividade de Santo Antônio de Lisboa. No mesmo ano, ela participou novamente do show do Pinduca em Igarapé Miri, onde conheceu também o músico Mário Gonçalves, irmão e primeiro guitarrista da banda de Pinduca. Também conheceu o Mestre da Guitarrada, Aldo Sena.
Ainda em 2022, Thaina já participou de alguns eventos especiais, como o concurso Talentos Pará na cidade de Ananindeua e em setembro participou do Agrofest Tauá-2022. Junto aos amigos, formou sua primeira banda instrumental chamada Mistura Quente.
A artista já fez participação na Banda Mega Pop Show, Jurandir o rei do tecnobrega, Layse e os Sinceros e Clube da Guitarrada. Em 2023 participou do programa Mixturado de Ricardo Kizan da TV Cultura, no quadro 'Faz teu nome'. Tocou com o Clube da guitarrada na Virada Sustentável 2023 em Belém do Pará. Foi selecionada para o Aposta Psica 2023.
Em 2024 foi convidada a conhecer o grande guitarrista Ximbinha. Participou com a banda Tropical Reggae do 27º Tributo a Bob Marley em Belém. Realizou a abertura da Festividade de Santo Antônio de Lisboa com a banda Fabíola Teles e Festival Junino 2024 como atração solo em Santo Antônio do Tauá.
Em outubro deste ano, participou do Festival Lambateria ao lado do renomado guitarrista Félix Robatto. Suas inspirações são: Mestre Vieira, Aldo Sena, Solano, Ximbinha, Félix Robatto, Manoel Cordeiro, John Cabano e Mário Gonçalves. Atualmente toca na Banda da Fabíola Teles e Tropical Reggae.
DOL MUSIC
Os clipes dos artistas são analisados pela equipe interna de jornalistas do portal, responsável por selecionar os clipes dos artistas e o DOL tem a missão de divulgar os trabalhos. A produção e o envio do vídeo são de responsabilidade dos participantes. Cada artista tem direito a uma ou mais veiculação no DOL.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- DOL Music é a ferramenta ideal para divulgar seu clipe
- DOL Music: a vitrine musical dos artistas paraenses
O DOL Music está com inscrições abertas para que artistas regionais divulguem seus videoclipes de forma inédita e gratuita na plataforma. A ferramenta disponibiliza matérias exclusivas no portal DOL e no jornal Impresso Diário do Pará, além de proporcionar visibilidade aos cantores que buscam se inserir no mercado fonográfico por meio da divulgação em massa nas redes sociais, na rádio e na TV do grupo RBA.
SELEÇÃO
A seleção conta com uma equipe interna de jornalistas, responsáveis por selecionar os clipes dos artistas e o DOL fará a divulgação. A produção e o envio do vídeo são de responsabilidade dos participantes. Cada artista terá direito a uma veiculação no DOL.
- O artista ou banda deve enviar um release contendo informações sobre a trajetória musical, trabalhos e informações sobre o clipe que será lançado;
- É necessário enviar fotos em alta resolução para divulgação;
- O videoclipe da música deve ser inédito para ser lançado de forma exclusiva no DOL Music e no formato FHD 1080p, resolução (1920x1080px) e extensão em MP4;
- O artista precisa gravar vídeos curtos para as redes sociais para o IGTV do Instagram, que deve ser no mínimo de 1 minuto e 30 segundos. O formato é em FHD 1080p, resolução 1920x1080px e extensão em MP4;
- Vídeo de Rede Social Curto com no máximo 30 segundos e extensão em MP4.
- O vídeo pode ser enviado para análise por meio do e-mail dolmusicrba@gmail.comOrientações
ORIENTAÇÕES
Os artistas que pretendem participar, fica acordado que os participantes autorizam o Grupo RBA, por prazo indefinido, a fazer uso de seus nomes e imagens, sem qualquer ônus e/ou contraprestações devidas às partes, para divulgação desta campanha e de seus resultados, em qualquer tipo de mídia.
Quer ler mais notícias sobre música? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
O público poderá conferir, duas sextas no mês, um dos lançamentos musicais enviados e todos os clipes ficarão disponíveis para compartilhamento nas Redes Sociais do Grupo RBA. O DOL Music dará ênfase nas entrevistas e destaque para o vídeo que será de produção dos próprios músicos e produtores.