Os sons dos ensaios da Orquestra Jovem Vale Música voltaram a ecoar pelos corredores da Fundação Amazônica de Música (FAM) esta semana. Os jovens músicos do projeto Vale Música Belém se preparam para a primeira apresentação do ano, marcada para este domingo (19), às 18h, na Sala Augusto Meira Filho, na sede da FAM.

O concerto, com entrada gratuita e aberto a todos os públicos, traz no programa o Concerto para Clarinete em Lá maior, K. 622, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756–1791), com participação especial do clarinetista convidado Jairo Wilkens como solista. Sob a regência do maestro Renan Cardoso, a orquestra também interpretará "Alvorada", da ópera O Escravo, de Carlos Gomes (1836–1896), e as "Danças Polovetsianas", do ato II da ópera Príncipe Igor, de Aleksandr Borodin (1833–1887).

Além de encantar o público paraense, o projeto, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, promove a formação musical dos jovens talentos. “É uma felicidade poder ter nossos parceiros dividindo o palco com nossos alunos. Essa troca de vivências e experiências contribui de forma significativa para a formação deles”, destaca Marília Caputo, coordenadora técnica e artística do Vale Música Belém.

Conteúdo relacionado:

O convidado: Jairo Wilkens

Natural de Vigia, no Pará, Jairo Wilkens iniciou seus estudos de clarinete nos anos 1990, na Escola de Música da Banda União Vigiense. Bacharel em Clarinete pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, ele acumula premiações nacionais e internacionais como solista e em música de câmara. Atualmente, é Principal Clarinete e Chefe de Naipe da Orquestra Sinfônica do Paraná, além de artista da renomada fábrica francesa de clarinetes Buffet Crampon.

Seu CD solo, "Clarinete Solo Brasileiro", é o único registro profissional de obras brasileiras para clarinete solo, destacando composições de grandes nomes do século XX. Mestre em Práticas Interpretativas pela UFBA, Jairo também idealizou e coordenou o 1° Festival de Clarinetas de Curitiba, em 2024, e tem sido convidado para ministrar aulas e masterclasses em festivais e universidades no Brasil e no exterior.

Quer mais notícias de música? Acesse o nosso canal no WhatsApp

No projeto Vale Música Belém, ele atua como professor convidado, colaborando diretamente com a formação dos alunos.

Sobre a Orquestra Jovem Vale Música (OJVM)

Criada em 2010 como parte do projeto social Vale Música, a OJVM reúne jovens músicos de 13 a 29 anos. Já se apresentou em importantes cidades brasileiras, como Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus e Fortaleza, além de ter colaborado com grandes solistas internacionais.

Em 2024, a orquestra realizou uma turnê nacional em comemoração aos 20 anos do Vale Música em Belém, conquistando grande sucesso.

Sobre o Vale Música Belém

Desde 2004, o Vale Música Belém tem transformado vidas por meio do ensino musical, formando músicos que atuam no Brasil e no exterior. Com mais de 5 mil pessoas impactadas, o projeto atende atualmente 350 crianças e jovens, mantendo grupos como o Coral Vale Música, Banda Sinfônica, Orquestra de Cordas e diversos conjuntos de música de câmara.

A iniciativa integra o Programa Vale Música, do Instituto Cultural Vale, promovendo uma rede de aprendizado colaborativo entre polos musicais em quatro estados brasileiros: Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

Serviço

  • O que: Concerto da Orquestra Jovem Vale Música
  • Quando: Domingo, 19 de janeiro, às 18h
  • Onde: Sala Augusto Meira Filho, sede da Fundação Amazônica de Música (Av. Governador Magalhães Barata, 1022 – entre Travessa 14 de Abril e Travessa Castelo Branco)
  • Entrada: Gratuita e aberta ao público.

MAIS ACESSADAS