Neste sábado (20), o estádio da Vila Belmiro será palco do primeiro embate do Santos na Série B do Campeonato Brasileiro, enfrentando o Paysandu. O confronto marca o encontro entre o Alvinegro Praiano, que foi rebaixado pela primeira vez na história da Série A, e o Papão da Curuzu, que conquistou o acesso após cinco temporadas consecutivas na Série C.

No entanto, a partida será realizada sem a presença de torcedores devido a uma punição aplicada ao clube paulista pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

CONTEÚDO RELACIONADO

A determinação de jogar com portões fechados veio como resultado de incidentes ocorridos no último jogo do Santos na Série A, contra o Fortaleza, quando torcedores invadiram o gramado e provocaram tumultos após a confirmação do rebaixamento da equipe.

Quer saber mais noticias da Série B? Acesse nosso canal no WhatsApp.

Inicialmente, a punição previa que o Peixe enfrentaria seis partidas como mandante sem a presença de sua torcida. Contudo, posteriomente, o clube obteve uma redução na punição imposta pelo STJD. A pena inicial de seis jogos com portões fechados foi reduzida para três, porém, com uma condição peculiar para os outros três jogos com portões abertos.

Nos jogos em que o estádio estiver aberto ao público, o setor das torcidas organizadas será interditado e uma faixa com a mensagem "Fechado por decisão do STJD" será exibida, como forma de destacar a decisão da Justiça Desportiva em relação aos incidentes ocorridos.

SETOR INTERDITADO E TRANSAÇÃO DISCIPLINAR

Além da redução na pena e das condições especiais para os jogos com portões abertos, o Santos também terá que arcar com uma despesa significativa. O clube foi obrigado a pagar R$ 300 mil como parte da transação disciplinar homologada pelo STJD, além de uma multa adicional de R$ 100 mil.

Essas decisões impactam diretamente no calendário do clube, levando a uma provável mudança nos jogos que seriam realizados em São Paulo. Com a necessidade de cumprir as condições impostas pelo STJD e o encerramento do primeiro semestre se aproximando, é esperado que as partidas na capital paulista sejam remarcadas para o segundo semestre, após o cumprimento das sanções determinadas pelo tribunal.

MUDANÇAS NO COMANDO E NO ELENCO

Apesar das adversidades provocadas pela própria torcida, o Santos chega para a estreia na Série B sob novo comando técnico, com Fábio Carille assumindo o posto.

O treinador, que foi contratado após o rebaixamento, liderou uma reformulação significativa na equipe, que alcançou uma excelente campanha no Campeonato Paulista, chegando à final pela primeira vez desde 2016. Entretanto, apesar da vitória sobre o Palmeiras no jogo de ida, o Santos acabou derrotado no jogo da volta.

Para a partida de estreia na Série B, Carille terá que lidar com importantes desfalques, incluindo o goleiro Rodrigo Falcão, o zagueiro Jair Cunha, o lateral-esquerdo Kevyson, os meio-campistas Sandry e Alison, e o atacante Willian Bigode, todos indisponíveis devido a lesões.

VEJA MAIS:

MAIS ACESSADAS