A trajetória da Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 tem sido marcada por momentos instáveis, gerando questionamentos da torcida. Apesar disso, o atacante Vinicius Jr., peça fundamental no time comandado por Dorival Jr., não demonstra abalo. Para o camisa 7, a fase é normal dentro de um processo de renovação, e o trabalho do técnico merece elogios.
Com o Brasil ocupando a quarta posição na tabela, somando 17 pontos após um empate frustrante contra a Venezuela, a seleção encerra 2024 em campo contra o Uruguai, nesta terça-feira (19), às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Sobre o confronto, Vinicius destacou a importância de vencer na "nossa casa" para consolidar o caminho rumo ao sonho do hexa.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Seleção desembarca em Salvador para jogo contra o Uruguai
- Seleção: logística faz CBF reduzir treinos na Granja Comary
- Ronaldo mira a presidência da CBF com Guardiola na Seleção
DE OLHO NO OBJETIVO MAIOR
"O primeiro [passo] é classificar. A gente precisa ganhar os próximos jogos para classificar, depois pensar no nosso maior objetivo, que é a Copa do Mundo, algo diferente. Só quem já viveu sabe o quão bonito é, o quão difícil é, mas é muito prazeroso você estar ali nesse meio, poder representar o seu país. E não é qualquer país. É o Brasil, que tem mais títulos, e queremos aumentar esse leque de troféus que a gente tem", afirmou o atacante.
Quer mais notícias da Seleção Brasileira? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
APRENDIZADO COM O PASSADO
Vinicius também refletiu sobre as eliminações recentes em Copas, ressaltando os erros cometidos pela seleção. "Eu sonho desde criança, mas depois que você joga [uma Copa do Mundo], você sente um algo a mais, porque sabe que quando você perde, você tem que treinar tudo de novo, mais quatro anos para poder chegar na Copa do Mundo. Nosso grupo já aprendeu pelas últimas Copas do Mundo que nós tivemos e saímos sempre por um descuido nosso", analisou.
RENOVAÇÃO E UNIÃO
Outro ponto levantado por Vinicius foi o natural processo de renovação vivido pela seleção após cada ciclo mundial. "Acredito que seja normal a renovação toda vez que termina um ciclo de Copa do Mundo, mudam muitos jogadores, ou pela idade, ou pelo treinador que assumiu a Seleção. A gente tem que seguir firme, juntos, porque o nosso maior objetivo é daqui a um ano e meio, que é colocar o Brasil no topo de onde ele nunca deveria ter saído", pontuou.
CONFRONTO CONTRA O URUGUAI
Sobre a partida contra o Uruguai, que venceu o Brasil no último confronto, o camisa 7 demonstrou confiança. "Vai ser um grande jogo, junto com o nosso povo, contra uma grande equipe, que é o Uruguai, que nos ganharam no último jogo. Tem aquele sabor a mais que a gente tem que ganhar sim. Estamos jogando na nossa casa contra um grande adversário", disse.
O jogo será decisivo para o Brasil, que busca não apenas pontos, mas também retomar a confiança da torcida rumo ao maior desafio: conquistar o hexa e reforçar o legado da seleção mais vitoriosa da história.