O Botafogo tem um novo presidente. Em eleição realizada nesta quinta-feira (19), na sede de General Severiano, João Paulo Magalhães foi eleito mandatário do clube pelos próximos quatro anos, com 573 votos. Esse foi o primeiro pleito do Alvinegro após a implementação da SAF -John Textor adquiriu 90% das ações em operação concluída em 2022.
A chapa "Os escolhidos" tem como vice André Silva, nome conhecido da torcida alvinegra. Ele foi vice de Futebol do clube entre 2009 e 2012. O mandato é de quatro anos, sem previsão de reeleição.
Vinicius Assumpção, que encabeçou a chapa "Orgulho Alvinegro", teve 399 votos. O pleito contou apenas com duas candidaturas. A eleição ainda teve 10 votos nulos e cinco brancos.
Esta eleição do Glorioso teve uma curiosidade. João Paulo teve o apoio de Durcesio Mello e foi o candidato da situação, mesmo tendo como oponente o então vice-presidente de Durcesio. O caso foi fruto de uma ruptura de ideias no decorrer do mandato.
Quer saber mais de esporte? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
João Paulo é empresário e membro da tradicional família Magalhães Lins -filho do ex-banqueiro José Luiz Magalhães Lins, que durante anos comandou o Banco Nacional, e de Nininha Nabuco, descendente de Joaquim Nabuco. Ele é figura célebre no futebol carioca nos últimos anos: esteve à frente da administração do Boavista, de Saquarema, e se afastou para avançar com a candidatura no Botafogo.
O Boavista, em 2004, passou a ser gerido por ele e seu irmão José Luca, que morreu em 2012, vítima de um câncer. Em 2007, o Boavista alcançou a primeira divisão estadual.
João Paulo assume o clube associativo, mas também terá cadeira no conselho da SAF, onde o Botafogo tem 10% -John Textor é dono dos outros 90%.