Os clubes da Série B do Campeonato Brasileiro aprovaram, nesta quinta-feira (5), a criação de playoffs para definir duas das quatro vagas de acesso à elite do futebol nacional a partir da temporada de 2026. A decisão foi tomada durante reunião do Conselho Técnico, realizada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, e altera o modelo de disputa adotado nos últimos anos.
Pelo novo regulamento, os dois primeiros colocados da Série B garantem acesso direto à Série A de 2027. Já as outras duas vagas serão definidas em confrontos eliminatórios, em sistema de ida e volta, envolvendo os clubes que terminarem entre a 3ª e a 6ª colocação. Os duelos serão disputados entre 3º x 6º e 4º x 5º, com os vencedores assegurando presença na elite.
Conteúdo relacionado
A proposta aprovada foi a segunda de três alternativas apresentadas pela CBF. Ao todo, 17 clubes votaram a favor do formato com playoffs entre o 3º e o 6º colocados. O Fortaleza se posicionou contra e defendeu um modelo com apenas um confronto eliminatório, entre 4º e 5º. Já Náutico e Sport votaram pela manutenção do sistema atual, com acesso direto para os quatro primeiros colocados.
Além da mudança na fórmula de disputa, os clubes também decidiram que a Série B não será paralisada durante a Copa do Mundo de 2026. Com isso, o calendário da competição passou por ajustes, prevendo maior espaçamento entre as rodadas e a antecipação do encerramento da fase de pontos corridos.
Calendário da competição
A Série B de 2026 terá início no dia 21 de março, com a 38ª rodada marcada para 14 de novembro. Os jogos de ida dos playoffs estão previstos para 21 de novembro, enquanto as partidas decisivas acontecerão em 28 de novembro, data estipulada pela CBF para o encerramento oficial da competição.
Inicialmente, a entidade havia planejado uma interrupção da Segundona entre 11 de junho e 19 de julho, período da disputa do Mundial. No entanto, após votação dos clubes, a paralisação foi descartada, abrindo espaço no calendário para a implementação dos playoffs.
