Um momento emocionante tomou conta da neve e das montanhas da Itália, com a primeira medalha para um atleta sul-americano em esportes de inverno.

O Brasil entrou para a história dos Jogos Olímpicos de Inverno neste sábado (14), em Milão-Cortina, com a conquista do ouro por Lucas Pinheiro Braathen no slalom gigante, prova do esqui alpino. O atleta registrou o melhor tempo somado nas duas baterias da competição e garantiu a primeira medalha dourada do país na história do evento.

Logo na primeira descida, Lucas foi o primeiro competidor a encarar a montanha e marcou 1m13s92, assumindo a liderança provisória. O brasileiro superou, inclusive, o atual campeão olímpico da modalidade, o suíço Marco Odermatt, que ficou atrás no cronômetro.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: 

A segunda bateria foi disputada em um traçado mais veloz, exigindo ainda mais precisão técnica dos atletas. Mesmo diante do percurso mais rápido, Lucas manteve o alto desempenho, confirmou o melhor tempo agregado e assegurou o título olímpico.

Quer mais notícias de esporte? Acesse nosso canal no WhatsApp

O feito é inédito para o Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno. Até então, o melhor resultado do país havia sido o nono lugar de Isabel Clark no snowboard cross dos Jogos de Turim, em 2006.

Com a vitória em Milão-Cortina, Lucas Pinheiro Braathen escreve um novo capítulo na história do esporte brasileiro e coloca o país no topo do pódio em uma das competições mais tradicionais da neve mundial.

É OUROOOOO! É A PRIMEIRA MEDALHA OLÍMPICA DE INVERNO DO #TIMEBRASIL!!! 🇧🇷❄️

Lucas Pinheiro Braathen faz história no slalom gigante de #MilanoCortina2026 e coloca o Brasil no pódio dos Jogos Olímpicos de Inverno pela primeira vez!

O sonho se tornou realidade! Você é gigante,… pic.twitter.com/vMNpnivX5H

— Time Brasil (@timebrasil) February 14, 2026

MAIS ACESSADAS