Quem viveu os áureos tempos do tão badalado "esquadrão de aço" iniciou a semana de um modo mais triste, com a perda de um dos seus principais jogadores, que tanto fez brilhar vestindo as tradicionais cores branca e azul celeste do Paysandu. 

Na manhã do último domingo (26),o ex-atacante Ércio morreu aos 82 anos, em decorrência de complicações provocadas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nascido em São Luiz-MA, ele começou a treinar na Curuzu em 1954, na equipe juvenil, e cinco anos depois iniciou a carreira no time principal. Foi duas vezes tricampeão estadual (1961, 1962 e 1963; 1965, 1966 e 1967) e também ganhou o Parazão nos anos de 1959 e 1969. Deixou a sua marca contra grandes goleiros da história do futebol brasileiro, como Manga, do Botafogo-RJ, e Gilmar, do Santos-SP.

Ércio foi autor de um dos gols na vitória do Paysandu diante do Peñarol-URU, por 3 x 0.
📷 Ércio foi autor de um dos gols na vitória do Paysandu diante do Peñarol-URU, por 3 x 0. |Divulgação/Paysandu

Vestindo a camisa bicolor ao longo de 15 temporadas, o "Mortorzinho da Curuzu", como Ércio era conhecido, marcou 104 gols - sendo o 8º maior artilheiro do clube -, conquistou oito títulos de campeão paraense, foi um dos maiores goleadores na história do clássico Re x Pa, com 15 gols marcados e teve seu nome assinado na história por ser autor de um dos gols na inesquecível vitória diante do Peñarol-URU, por 3 x 0, no ano de 1965.

Em nota divulgada  nas redes sociais, o Paysandu decretou luto oficial por 3 dias, com as bandeiras ficando a meio mastro no estádio da Curuzu e na Sede Sociail, além de lamentar o falecimento de um dos seus ídolos históricos. "Obrigado por tudo, Ércio! Ídolo bicolor, autor de um dos gols daquela grande vitória sobre o Peñarol-URU, nos deixou neste domingo, aos 81 anos. Nossa bandeira ficará a meio mastro pelos próximos três dias. Seu nome vai ficar pra sempre marcado em nossa história. Descanse em paz."

Obrigado por tudo, Ércio! Ídolo bicolor, autor de um dos gols daquela grande vitória sobre o Peñarol-URU, nos deixou neste domingo, aos 81 anos. Nossa bandeira ficará a meio mastro pelos próximos três dias. Seu nome vai ficar pra sempre marcado em nossa história. Descanse em paz. pic.twitter.com/7uVvPKV8TQ

— Paysandu Sport Club (@Paysandu) September 26, 2021

Em entrevista ao site oficial do clube, o ex presidente e atual grande benemérito do Paysandu, Antônio Diogo Couceiro, relembrou grandes momentos vividos pelo ex-atleta. "O Ércio foi um grande jogador. Era uma pessoa maravilhosa, nós éramos da mesma classe na escola, estudávamos juntos um na casa do outro. Ele Frequentava as eleições do clube. Estou surpreso com essa notícia, porque ele caminhava muito, fazia atividade física. É triste, porque era um camarada maravilhoso”, lamentou. 

O corpo de Ércio foi velado e sepultado na tarde do último domingo (26), em um cemitério particular da grande Belém. Também em nota, a diretoria do sindicato dos servidores públicos do estado do Pará, também prestou homenagem ao eterno ídolo bicolor. 

Srs. Servidores é com muito pesar, que informo o falecimento de Ércio Ramos dos Santos, Procurador Federal aposentado da UFPA  e Ex-Jogador de Futebol do Payssandu, ocorrido no último domingo, 26/Setembro/2021. O motorzinho, como era carinhosamente chamado na Curuzu, está entre os maiores ídolos do maior papa títulos do Norte do Brasil.

Dentre os muitos títulos obtidos com o manto alvi azul, está uma partida, que valeu como um Título, cantada até hoje em verso e prosa, tornando-se Hino do Paysandu "Uma listra branca outra listra azul, essas são as cores do Papão da Curuzu ...", pela vitória de 3 x 0, sobre o Penarol do Uruguai, em 1965, sendo dele o primeiro gol aos 18 minutos do primeiro tempo.

Com certeza seu legado de Servidor Público e ídolo do Papão da Curuzu ficarão marcados para sempre em nossa memória, na sua família e nos seus amigos. A Direção do ICS presta homenagens pelos seus excelentes serviços prestados e deseja em Deus o conforto no coração de todos aqueles que o amam.

Moisés Epifânio Mota, diretor da Divisão de Gestão com Pessoas

Os ex-atletas que atuaram no jogo contra o time uruguaio foram homenageados em 2018
📷 Os ex-atletas que atuaram no jogo contra o time uruguaio foram homenageados em 2018 |Divulgação/Paysandu

MAIS ACESSADAS