Considerada como uma das competições deficitárias tanto pela qualidade técnica, como também por desorganização ao longo das disputadas ocorridas nos últimos anos, a Série B do Campeonato Paraense da temporada de 2022, que já tinha data para começar, agora também seus grupos e modo de disputa definidos.

Na última quinta-feira (5), após reunião do conselho técnico entre representantes dos clubes participantes e membros da Federação Paraense de Futebol (FPF), tendo a frente o presidente Ricardo Gluck Paul, ficou confirmado como será a composição das chaves na Série B estadual. Com início marcado para o dia 10 de setembro, a disputa terá a participação de 24 equipes, no qual 2 irão garantir acesso à elite em 2023.

Com praticamente todos os jogos sendo disputados na Região metropolitana, neste ano, os clubes serão divididos em quatro chaves com seis participantes cada, em um formato regionalizado. Na primeira fase da competição serão realizados jogos só de ida, cada time vai fazer 5 partidas. Os quatro melhores de cada chave se classificam para as oitavas de finais, quartas de finais, semifinais e finais. As duas melhores equipes conseguem o acesso para a primeira divisão.

Outro fator que chamou atenção, foi com relação a primeira reunião entre entidade estadual e clubes, que foi transmitida via internet. A novidade agradou todos os que estavam presentes, principalmente que representam áreas mais distantes, no qual, na oportunidade, puderam se manifestar e falar sobre os assuntos abordados na ocasão.

Em entrevista, o presidente da FPF Ricardo Gluck Paul, falou sobre esse projeto "A partir de agora, esse projeto será aperfeiçoado sendo o resgate de promessa de campanha, essa modernização será integrada no Futebol Paraense através da tecnologia. É importante essa mudança na forma de aproximação junto aos filiados encurtando distâncias continentais do nosso Estado", destacou o dirigente.

Confira os grupos:

Grupo A: Capitão Poço, Esmac, Vila Rica, Paraense, Pinheirense e Tiradentes;

Grupo B: Sport Belém, Fonte Nova, Izabelense, São Raimundo, Grêmio Carajás e Santa Rosa;

Grupo C: União Paraense, Santos, São Francisco, Pedreira, Vênus e Cametá;

Grupo D: Paraupebas, Sport Real, Gavião, Altamira, Carajás e Atlético Paraense.

Presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul (centro), conduziu reunião do conselho técnico da Série B Paraense Foto: Divulgação/FPF

MAIS ACESSADAS