Nunca na história da competição, a Segunda Divisão do Campeonato Paraense, agora chamada oficialmente de Série B, contou com tantos postulantes à elite do futebol local.

Este ano, 24 clubes estão envolvidos na disputa do campeonato, cujo início está marcado para o dia 9 de setembro, com apenas um jogo: Paraense e Carajás, no estádio Rosenão, em Parauapebas, às 19 horas. A tabela da Segundinha, como é carinhosamente apelidada a disputa, foi divulgada na última terça-feira pelo Departamento Técnico, da Federação Paraense de Futebol (FPF).

O campeonato, que envolve equipes da capital e do interior do Estado, será disputado em sistema de ida e volta, com a primeira fase contando com cinco rodadas.

LEIA TAMBÉM:

FPF divulga tabela da Segundinha do Parazão; confira!

Segundinha: Izabelense contrata técnico Rogerinho Gameleira

São Raimundo anuncia Wando para a disputa da Série B

Ao término da fase de abertura, oito equipes avançam às oitavas de final, ou seja, a segunda etapa, quando os confrontos também continuarão ocorrendo em sistema de ida e volta, mesma esquematização programada para as etapas subsequentes até que sejam conhecidos o campeão e o vice, que asseguram vagas na Primeira Divisão do Estadual de 2023.

Algumas das equipes participantes da Série B são bem conhecidas do torcedor paraense por já terem frequentado a Primeirona local. São os casos, por exemplo, do Tiradentes, Vila Rica, Pinheirense, Sport Belém, São Raimundo, Izabelense, Santa Rosa, Pedreira e São Francisco, entre outros.

A disputa conta até com um campeão paraense, o Cametá, que, em 2012 tornou-se o segundo clube do interior a levantar o caneco - antes, em 2011, o Independente já havia levado o título para a cidade de Tucuruí.

Dois bicampeões voltam a disputar a Segunda Divisão este ano: Pedreira (1994 e 2000) e o Vila Rica (1995 e 2001). Outras equipes garantidas na competição deste ano também já foram campeãs, casos do Tiradentes (2006), Sport Belém (2008), Pinheirense (2016), Carajás (1999) e São Francisco (1997).

CONFIRA A PRIMEIRA RODADA DA COMPETIÇÃO

09/09

Atlético Paraense x Carajás

10/09

Esmac x Paraense

Tiradentes x Vila Rica

Capitão Poço x Pinheirense

Sport Belém x Fonte Nova

Cametá x Vênus

Parauapebas x Sport Real

Altamira x Gavião Kyikateje

11/09

São Raimundo x Izabelense

União Paraense x Santos

Pedreira x São Francisco

MAIS ACESSADAS