Em uma fase tão importante de um campeonato nacional, como é o caso do quadrangular final da Série C, torcedores de vários times projetam e calculam quantos pontos em média suas equipes precisam para conquistar o objetivo final. No caso, o acesso para a Série B. 

Para o Paysandu e demais times que ainda estão na disputa por uma vaga na segunda divisão, essa pontuação pode ser, de acordo com o site "Chance de Gol", de 13 pontos, garantindo, segundo a página, 100% de chances de acesso para a equipe que atingir tal pontuação. Isto significa uma campanha quase perfeita, com pelo menos 4 vitórias e 1 empate em 6 jogos.

Probabilidades por pontuação final
📷 Probabilidades por pontuação final |Reprodução/Chance de Gol

No entanto, o futebol não é ciência, muito menos exata, e os números de acesso podem ser bem diferentes.

LEIA TAMBÉM:

Quadrangular final: Paysandu define preços dos ingressos

Será? Site põe Paysandu na lanterna em chances de acesso

Jogos do Paysandu serão transmitidos pela RBATV/Band

Prova essa é que em 2021, o Criciúma, segundo colocado do Grupo C (mesmo do Paysandu) do quadrangular final, conquistou o acesso com apenas 9 pontos.

O líder do grupo foi o Ituano, com os mesmos 13 pontos indicados no Chance de Gol. Vale lembrar que em 2020 e 2021, o Papão foi lanterna dos quadrangulares finais. Em 2020, o Bicola alcançou 7 pontos, enquanto no ano passado, com um elenco no máximo ruim, conseguiu apenas 2 pontos.

Grupo C do quadrangular final de 2021
📷 Grupo C do quadrangular final de 2021 |Reprodução/Web

A final da Série C em 2021 foi disputada entre Ituano (campeão) e Tombense, que, na outra chave subiu e chegou à final com 11 pontos, na liderança do Grupo D, sendo seguido pelo Novorizontino, com os mesmos 9 pontos do Criciúma.

📷 Grupo D do quadrangular final de 2021 |Reprodução/Web

Muito se fala em 10 pontos para a classificação, mas, como se nota, não há "número mágico" para o acesso. Os índices podem variar. Dependendo dos resultados com o passar das rodadas, esses números sofrerão alterações, e assim, outras probabilidades serão formadas. 

PAYSANDU CAMPEÃO COM 9 PONTOS

Se você realmente é torcedor bicolor, deve saber ou lembrar que, em 2001, no quadrangular final da Série B, o Paysandu não apenas conseguiu o acesso como foi bicampeão do torneio com 9 pontos.

Naquela ocasião, a primeira fase era composta por 2 grupos de 14 times. Eles disputavam uma vaga entre os 4 primeiros para avançar às quartas de final. Após essa fase, eram conhecidas as 4 equipes promovidas para a Série A (não tinha semifinal e nem final), que formavam um quadrangular de onde saia o campeão, em pontos corridos. 

O Papão venceu empatou com Avaí-SC e Figueirense-SC fora de casa, empatou com o Caxias-RS na Curuzu e perdeu para o time gaúcho na cidade homônima. No entanto, no Caldeirão bicolor, o Paysandu venceu o Figueira por 3 a 1 e goleou o Avaí por 4 a 0 na partida final, garantindo melhor saldo, número de gols a favor, acesso e o título da competição.

MAIS ACESSADAS