Na sequência de um trágico incidente que resultou na morte de um torcedor no estádio Mangueirão, as torcidas organizadas de Clube do Remo e Paysandu foram banidas dos próximos seis jogos dos arquirrivais. A determinação foi estabelecida após uma reunião conjunta entre a Comissão de Avaliação de Conduta de Torcidas Organizadas do Conselho Estadual de Segurança Pública (CONSEP) e as forças de segurança, incluindo membros do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), realizada na última segunda-feira (8).

Após a reunião, as autoridades informaram que foram adotadas medidas distintas em relação às torcidas de Remo e Paysandu após os recentes episódios de violência e comportamento homofóbico registrados no primeiro jogo da decisão do Campeonato Paraense, no último domingo (7).

CONTEÚDO RELACIONADO

A decisão da Comissão entrou em vigor imediatamente, e as torcidas envolvidas já foram notificadas sobre as sanções impostas pelo colegiado. Para o Clube do Remo, a suspensão está diretamente ligada aos episódios violentos ocorridos no estádio Mangueirão, que resultaram na morte de um torcedor remista.

Quer saber mais notícias do futebol paraense? Acesse nosso canal no WhatsApp.

Por outro lado, o Paysandu enfrenta punições devido a relatos de comportamento homofóbico por parte de suas torcidas organizadas. A Comissão destacou que tais comportamentos não serão tolerados e que medidas efetivas foram tomadas para coibir essas práticas discriminatórias nos eventos esportivos.

TORCIDAS SUSPENSAS

As torcidas organizadas afetadas pela medida incluem a Maior do Norte (anteriormente conhecida como Remoçada), a Trovão Azul, a Piratas Azulinos e a Pavihão 6, todas do Clube do Remo, além da Fúria Bicolor, do Paysandu.

PROMOTOR DESIGNADO

A decisão conjunta também prevê a designação de um Promotor de Justiça para acompanhar o inquérito policial referente à morte ocorrida nas dependências do estádio no último domingo. A vítima, identificada como Paulo Alexandre da Silva Dias, de 30 anos, foi atingida por um disparo durante uma confusão no estacionamento após o Re-Pa, válido pela primeira partida da final Parazão 2024.

O atirador foi identificado como o 3º sargento da Polícia Militar Cristóvão Augusto Alcântara Evangelista, que está em reserva remunerada desde 2022. A investigação está a cargo da Polícia Civil.

MEDIDAS ADICIONAIS

Além da suspensão das torcidas organizadas e da designação de um Promotor de Justiça, medidas adicionais de segurança também estão sendo planejadas para eventos futuros no Mangueirão.

Entre elas, estão o reforço do policiamento na área externa, melhoria na iluminação do estacionamento e limitação do horário de desocupação após as partidas, além do acompanhamento das torcidas pela Polícia Militar nos 15 minutos seguintes aos jogos, visando evitar tumultos.

ESQUEMA DE SEGURANÇA REFORÇADO

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) promoveu uma reunião estratégica na manhã desta terça-feira (9) no Centro Integrado de Comando e Controle, em Belém, visando à coordenação das medidas de segurança e fiscalização para os próximos embates entre Remo e Paysandu, válidos pela Copa Verde e Parazão 2024.

Com jogos agendados para quarta-feira (10) e domingo (14) no Mangueirão, o governo do Estado anunciou um esquema de segurança reforçado e novas determinações para os clássicos Re-Pa. Entre elas, destaca-se a proibição de acesso das seis torcidas organizadas suspensas pelo CONSEP.

VEJA MAIS:

MAIS ACESSADAS