Há 49 anos, em 25 de outubro de 1975, o Clube do Remo protagonizou uma das maiores surpresas da história do futebol brasileiro ao vencer o Flamengo, de Zico e Júnior, por 2 a 1 no Maracanã, pela Divisão Principal do Campeonato Brasileiro. A narração desse momento épico, feita por Cid Moreira, que faleceu nesta quinta-feira (3) aos 97 anos, permanece viva na memória do torcedor azulino.
Comandado pelo técnico Paulo Amaral, o Remo saiu na frente com um gol de Alcino. O Flamengo chegou a empatar com Zico, mas Mesquita garantiu o gol da vitória no segundo tempo, selando o primeiro triunfo de um time paraense no Maracanã. O resultado foi uma das “zebras” mais notáveis daquela temporada, em um duelo que teve toda a mística de enfrentar um dos maiores clubes do país.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Torcedora do Remo cumpre promessa e distribui sorvete grátis após acesso
- Remo: zagueiro paga promessa à N. Sra. de Nazaré após acesso
- Remo pode ir à final da Série C mesmo se perder; veja como
A partida entrou para a história não só pelo resultado inesperado, mas por ter consolidado nomes como Alcino e Mesquita como ídolos eternos do Leão Azul. Mesquita, o herói da vitória azulina, atualmente trabalha como agrônomo do Estádio Mangueirão, em Belém. Alcino faleceu em 2006.
Quer mais notícias do Clube do Remo? Acesse o canal do DOl no WhatsApp.
Em um vídeo histórico, Cid Moreira menciona que a reportagem sobre a partida não conseguiu registrar o gol da vitória azulina. Apesar disso, a voz do icônico apresentador do Jornal Nacional registrou para sempre a emoção de um dos momentos mais gloriosos do futebol paraense.