Se havia confusão e se ainda restavam dúvidas sobre o quarto clube paraense a ocupar vaga na Copa do Brasil 2025, certamente isso não existe mais.
O documento "Regulamento Específico da Competição" (REC), da Copa do Brasil, publicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na tarde desta segunda-feira (06) confirma, de uma vez por todas, que o Águia de Marabá fica com a vaga e será o quarto representante do Pará na competição.
Uma vez publicado o documento oficial, não restam dúvidas que a própria entidade máxima do futebol brasileiro reconhece o Águia como o verdadeiro merecedor da vaga dos times paraenses, uma vez que o REC é um documento oficial, que homologa tudo o que envolve a competição, inclusive, os times participantes.
Conteúdos Relacionados:
- Dupla Re-Pa e Águia lamentam morte de Silvio Santos
- Paysandu ou Remo? Veja o melhor colocado no ranking da CBF
Entenda
O Águia já havia sido confirmado pela CBF no dia 23 de dezembro do ano passado. A mudança feita pela Federação Paraense de Futebol chegou a ser considerada um verdadeiro "presente de Natal" para a equipe de Marabá.
Na época, o time do São Francisco afirmou que entraria com recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para recuperar a vaga na competição na Copa do Brasil, competição que premia os clubes participantes com uma cota milionária de aproximadamente R$ 1 milhão em participação.
Apesar da decisão, o STJD não deu novidades sobre o caso. Após o REC da CBF divulgado hoje, tudo indica que o clube santareno, que já disse que vai até o fim com o seu recurso, permanecerá de fora da competição nacional.
A dúvida
A grande dúvida em relação a participação de Águia ou do São Francisco foi resultado de uma confusão que começou durante a classificação final do Parazão 2024. Inicialmente, a equipe santarena foi confirmada sob a justificativa de que teria conquistado o vice-campeonato da Copa Grão-Pará.
Contudo, a CBF fez uma revisão rigorosa e decidiu seguir o regulamento da Copa do Brasil, que, para se classificar para a competição nacional, teria que ser o quarto colocado na classificação geral do Parazão, neste caso, o Águia.
Com a confirmação feita pela CBF por meio do REC, essa será a sexta participação do Águia na Copa do Brasil, sendo a terceira seguida. No ano passado, os marabaenses chegaram na terceira fase da competição, quando foram eliminados pela forte equipe do São Paulo que, no placar agregado, foram goleados por 5 a 1.
As demais participações do Águia na maior competição de clubes brasileiros por números de participantes, que totalizam 92 times, foram em 2009, 2011 e 2013.