A primeira fase do Campeonato Paraense terminou com 36 partidas disputadas, revelando um Parazão marcado pelo equilíbrio, poucas goleadas e forte aproveitamento dos mandantes. Ao todo, foram registrados 74 gols, com média geral de 2,06 por jogo. O resultado mais frequente foi o placar mínimo de 1 a 0, repetido em 10 ocasiões.

As equipes que atuaram em casa levaram vantagem nesta fase: 50% das vitórias foram dos mandantes, contra 19% dos visitantes, além de 31% de empates. Além disso, em relação ao número de gols, 69% dos jogos terminaram com menos de três gols, reforçando o caráter truncado e competitivo do torneio. Por fim, no quesito disciplinar, a média foi de 4,37 cartões amarelos por partida, com 0,37 expulsões por jogo.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entre os destaques coletivos, o Capitão Poço e o Remo terminaram com o melhor ataque da primeira fase ao marcarem nove gols cada. Por sua vez, o Leão registra o maior número de empates (quatro), nenhuma derrota e a maior sequência invicta, com seis jogos consecutivos sem perder. Do outro lado, o Paysandu se destacou pela consistência defensiva, sofrendo apenas quatro gols, índice que lhe garantiu a melhor defesa da classificatória ao lado do Cametá.

A Tuna Luso Brasileira terminou com o pior ataque, apenas três gols marcados. Já o Amazônia Independente apresentou a defesa mais vazada, com 11 gols sofridos ao longo da competição. Entre os jogadores, Sampaio, do Cametá, é o artilheiro do campeonato com quatro gols. Enquanto isso, Marcinho, do Paysandu, é o jogador com a melhor média de desempenho, ficando com nota de 7,7.

Veja os confrontos das quartas de final

Quarta-feira (19/02)

  • Noite (20h): Águia de Marabá x Remo – Estádio Zinho Oliveira

Quinta-feira (19/02)

Manhã (10h):

  • Capitão Poço x Castanhal – Estádio Rufinão

Noite (20h): Jogos simultâneos

  • Paysandu x Tuna – Estádio Banpará Curuzu, Belém
  • Cametá x Santa Rosa – Estádio Parque do Bacurau, Cametá

MAIS ACESSADAS