Anita Álvarez, americana que desmaiou durante a prova de nado sincronizado do Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Budapeste, na Hungria, falou pela primeira vez desde o episódio.

Em entrevista ao telejornal 'NBC Nightly News', dos Estados Unidos, ela detalhou os momentos antes de ficar desacordada no fundo da piscina.

Nadadora que desmaiou já havia passado mal duas outras vezes

Nadadora que desmaiou ficou 2 minutos sem respirar na água

"Me lembro de sentir que foi uma grande performance. O meu melhor, de longe. E não apenas como eu me apresentei, mas como eu estava realmente gostando e vivendo aquele momento. Então, por isso, eu me sinto muito feliz e orgulhosa", afirmou.

Não é futebol, mas é histórico. Nessa semana, a nadadora Anita Álvarez passou mal durante uma prova do nado artístico e afundou na piscina.

A treinadora Andrea Fuentes percebeu e nadou até salvar a atleta, num ato que vai ficar na história do esporte com certeza. pic.twitter.com/6XOddkr1c3

— FutebolNews (@realfutebolnews) June 24, 2022

"Eu me lembro de ir para o fundo e não me sentir muito bem. Isso é a última coisa que eu me lembro na verdade. Comecei a sentir dormência nos dedos, e honestamente, tudo ficou preto", acrescentou.

Após desmaiar durante a prova na última quarta-feira (22), a competidora foi reavaliada pelo médico responsável pela delegação estadunidense e liberada para participar da final por equipes, que aconteceu ontem. Entretanto, a FINA (Federação Internacional de Natação) barrou sua volta às piscinas.

A decisão foi tomada após Béla Merkely, chefe dos serviços médicos do Mundial disputado na Hungria, alegar falta de explicações pertinentes quanto ao desmaio de Anita Álvarez. Em entrevista à mídia húngara, o médico chegou a declarar que o nado sincronizado pode não ser mais um esporte para a competidora.

De acordo com a treinadora Andrea Fuentes, que foi a responsável por mergulhar na piscina e salvar Anita Álvarez, a atleta chegou a ficar dois minutos sem respirar.

"Foram dois minutos sem respirar e, com a pulsação a 180, você não quer estar dois minutos sem respirar. Teve um momento que me assustei de verdade, mas agora estamos rindo as duas juntas. Ela está muito bem", disse a técnica pouco depois do acontecido na quarta.

Nadadora Anita Álvarez foi resgatada pela treinadora Andrea Fuentes após desmaiar na piscina.

Nem todas as super-mulheres usam capa. pic.twitter.com/99r4HOf79b

— rM (@vistodefora) June 24, 2022

Cees-Rein van den Hoogenband, presidente do Comitê Médico da Fina (Federação Internacional de Natação), disse ao jornal holandês NOS que a norte-americana Anita Álvarez, do nado artístico, que desmaiou dentro da piscina, já havia passado mal outras duas vezes em provas.

A nadadora Anita Álvarez foi resgatada pela treinadora Andrea Fuentes. Foto: Reprodução/Twitter

MAIS ACESSADAS