O Manchester City venceu o Tottenham por 2 a 0 nesta terça-feira (14), no Tottenham Hotspur Stadium, em Londres, em jogo atrasado da 34ª rodada do Campeonato Inglês. O resultado tem grandes implicações na disputa pelo título nacional.
O Manchester City só depende de si para ser campeão inglês. Com a vitória, o time de Pep Guardiola entra na rodada final com 88 pontos, dois à frente do Arsenal. Os Citizens precisam vencer o West Ham em casa no domingo (19), às 12h (de Brasília), para conquistarem o tetracampeonato consecutivo sem depender de tropeço dos Gunners.
Conteúdo Relacionado:
- Xavi adia decisão sobre futuro de Vitor Roque no Barcelona
- Presidente da La Liga 'anuncia' Mbappé no Real Madrid
Erling Haaland deu a vitória ao City. O centroavante marcou duas vezes, aos 6 e aos 46 minutos do segundo tempo.
Stefan Ortega teve papel fundamental no triunfo. Goleiro reserva acionado no segundo tempo, o substituto de Ederson assegurou o resultado com defesas difíceis.
Com a derrota, o Tottenham dá adeus ao sonho de disputar a próxima Liga dos Campeões. O time londrino segue estacionado nos 63 pontos, cinco a menos que o Aston Villa, diferença impossível de ser tirada em uma rodada. Os Spurs fecham sua participação nesta Premier League contra o Sheffield United, fora de casa, no domingo.
COMO FOI O JOGO
- Visitantes desconfortáveis. A equipe de Manchester passou em branco na etapa inicial pela primeira vez nas últimas oito rodadas. O time de Guardiola teve menos posse de bola que o Tottenham e viu o adversário ter boa performance defensiva. Os espaços surgiram principalmente pela direita, setor no qual o rival usou o zagueiro Van de Ven na lateral. As boas aparições de Walker naquela faixa do campo, no entanto, não se materializaram em grandes jogadas.
- City voltou com tudo para o segundo tempo. O então vice-líder do Inglês saiu do vestiário obstinado a assumir o topo da tabela. Em seis minutos foram duas chances claras. A melhor delas caiu nos pés de Haaland, que converteu seu primeiro chute no jogo. A equipe de Manchester não criou muitas chances depois, e só voltou a assustar de verdade quando teve pênalti marcado a seu favor. O norueguês marcou de novo aos 46'.
- Preocupação para o Brasil. Ederson precisou ser substituído aos 24' do segundo tempo após choque com Romero. O goleiro saiu -à contragosto- em decisão que pareceu ser orientada por protocolo de concussão. O arqueiro apareceu na lista de convocados da seleção para a Copa América, que começa em 20 de junho.
- Goleiro reserva virou herói. Ortega entrou no lugar de Ederson e foi mais exigido que o brasileiro havia sido por 66 minutos. O arqueiro precisou fazer ao menos três defesas difíceis, a principal delas aos 40', um milagre cara a cara com Son. Se o City for campeão, o reserva terá um lugar especial na história dessa conquista.
LANCES IMPORTANTES
- Primeira chance foi do Tottenham. O time da casa assustou em contra-ataque aos 5' do primeiro tempo. Johnson arrancou pela direita e tocou para Bentancur na entrada da área. O uruguaio chutou forte, e Ederson mandou pela linha de fundo.
- Falha bizarra. O City esteve muito perto de abrir o placar aos 15'. Após bate-rebate na entrada da área, Hojbjerg tentou dar chutão, furou e a bola sobrou para Foden. Vicario saiu bem do gol e esbanjou bons reflexos para defender a finalização.
- Finalização acrobática. O City teve boa ocasião aos 37'. Walker encontrou espaço nas costas da marcação e cruzou na área. Gvardiol tentou voleio de primeira e mandou por cima do gol.
- Provavelmente ia ser anulado. As finalizações mais perigosas dos Citizens no primeiro tempo saíram aos 44'. Foden, que aparentava estar impedido, cruzou de forma precisa para Haaland. O norueguês bateu de primeira e Romero bloqueou. No rebote, Bernardo Silva chutou colocado, e Dragusin cortou de cabeça.
- Grande defesa. O goleiro do Tottenham foi protagonista no segundo minuto da etapa final. Hojbjerg errou na saída de bola, De Bruyne foi rapidamente acionado na área e bateu de primeira, girando o corpo. O chute saiu com força e direção. O arqueiro espalmou.
- Resposta dos Spurs. O Tottenham gerou boa oportunidade no minuto seguinte. Johnson cruzou rasteiro na área, Son se livrou da marcação e tentou cavar por cima de Ederson. O brasileiro saiu bem e defendeu.
- 0x1, Haaland aos 6' do 2ºT. Jogada passou pelos pés de todo o quarteto ofensivo. Foden roubou a bola no campo de defesa, carregou e inverteu a jogada. Bernardo Silva dominou e lançou De Bruyne. O belga cruzou rasteiro para o meio da área. Haaland só teve o trabalho de empurrar para as redes.
- Irritação na substituição. Postecoglou trocou Bentancur por Kulusevski aos 10'. O meio-campista uruguaio saiu extremamente irritado, desferindo chutes e socos contra sua cadeira no banco de reservas.
- Dividida feia com Ederson. Uma chance de gol se tornou uma falta dura. Aos 17', Kulusevski bateu cruzado para a área, Romero se jogou em direção à bola e acabou acertando o goleiro do City. O zagueiro do Tottenham foi punido com cartão amarelo. Após quatro minutos de atendimento médico, o brasileiro inicialmente prosseguiu, mas depois foi substituído por Ortega.
- Mostrou segurança. Ortega foi testado pela primeira vez aos 25'. Porro tocou na área, Kulusevski passou pela marcação e chutou forte. O goleiro do City defendeu com a perna esquerda.
- Defesa da vitória. O Tottenham teve chance claríssima de empatar o jogo aos 40'. Akanji vacilou na frente de Johnson e Son caiu cara a cara com Ortega. O sul-coreano bateu mal, Ortega fechou bem o ângulo e impediu o gol.
- 0x2, Haaland aos 46' do 2ºT. Pênalti para confirmar a vitória do City. Doku driblou Porro e foi derrubado pelo lateral dentro da área. Haaland cobrou firme, deslocou Vicario e acertou o ângulo direito.