O vôlei brasileiro é um dos mais fortes do mundo e a prova disso é que uma das destaques da Seleção brasileira de vôlei feminino levantou a taça com a sua equipe no outro lado do mundo.
Gabi Guimarães levantou mais uma taça neste domingo (22) ao ajudar seu time, o Imoco Volley Conegliano, a vencer o Campeonato Mundial de Clubes de 2024, disputado na cidade de Hangzhou, na China. É o segundo título da brasileira e a terceira conquista do clube italiano no torneio.
Vestida de amarelo e azul —em configuração idêntica ao uniforme da seleção brasileira de vôlei—, a equipe despachou o anfitrião Tianjin por 3 sets a 0 (25/21, 25/15 e 25/20) e terminou a competição sem perder nenhum set. Com o triunfo, o Conegliano chega ao tricampeonato e encosta no turco Vakifbank, antigo clube de Gabi e maior vencedor do mundial, com quatro títulos.
Esta é a quarta final consecutiva que a ponteira da seleção brasileira disputa —nas outras três ela defendia justamente o Vakif, que saiu vitorioso em 2021, contra o mesmo Conegliano.
Quer saber mais de esporte? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
Em 2022, a equipe italiana deu o troco e superou o clube turco, que em 2023 perdeu para o Eczacibasi. A primeira vez que o Conegliano levantou o troféu do mundial foi em 2019.
A sueca Isabelle Haak foi o destaque da final deste domingo, com 25 pontos marcados, e acabou eleita a melhor jogadora do campeonato. Com 10 pontos, Gabi teve maior eficiência na defesa e foi fundamental para a virada de seu time no primeiro set.
O Tianjin chegou a liderar a parcial por 18 a 14, mas a equipe da brasileira reagiu com seis pontos seguidos para virar o jogo e depois fechar o set em 25 a 21. Dominado desde o início pelo Conegliano, o segundo set terminou em 25 a 15. No terceiro, o clube manteve o bom desempenho e garantiu a vitória com um 25 a 20.
O pódio da competição teve o Milano, também da Itália, que superou a equipe do mineiro Praia Clube sem dificuldades, por 3 a 0 (25/23, 25/16, 25/13).