A expulsão é uma das punições mais severas no futebol, aplicada em casos de infrações graves, como faltas violentas, comportamento antidesportivo ou acúmulo de cartões amarelos. Além de penalizar diretamente o jogador, a exclusão afeta o desempenho de toda a equipe. Foi exatamente o que aconteceu com Vini Jr. na vitória do Real Madrid sobre o Valencia, na última sexta-feira (03), pelo Campeonato Espanhol. O atleta foi expulso da partida.
Após a partida, o atacante brasileiro utilizou o X (antigo Twitter) para pedir desculpas ao clube pela expulsão. Em sua publicação, Vini agradeceu aos companheiros pela vitória e reconheceu o impacto de sua atitude.
Perdon y gracias equipo!!!!!! ✌🏾✌🏾✌🏾✌🏾✌🏾✌🏾✌🏾✌🏾✌🏾✌🏾✌🏾✌🏾✌🏾✌🏾
— Vini Jr. (@vinijr) January 3, 2025
O lance da expulsão
A confusão ocorreu no segundo tempo, quando o Real Madrid perdia por 1 a 0. Vini Jr. se irritou com um “tapinha” do goleiro Dimitrievski, do Valencia, e reagiu com um empurrão no rosto do adversário. Inicialmente, o árbitro não percebeu a agressão, mas, após ser alertado pelo VAR, mostrou o cartão vermelho direto ao camisa 7.
Inconformado, Vini Jr. protestou veementemente contra o árbitro Soto Grado e precisou ser contido pelos companheiros enquanto deixava o gramado. Durante sua saída, o brasileiro foi alvo de insultos racistas vindos das arquibancadas, onde torcedores do Valencia proferiram gritos de “macaco” (mono, em espanhol).
Quer mais notícias de Esporte? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Virada do Real Madrid
Apesar da expulsão de Vini Jr., o Real Madrid conseguiu reagir e virar a partida. Modric marcou o gol de empate, e Bellingham aproveitou uma falha da defesa do Valencia para garantir a vitória dos merengues.
Polêmica
Antes da expulsão, Vini Jr. foi provocado e devolveu. Ele foi vaiado todas as vezes em que tocou na bola, e a torcida comemorou cada desarme de algum defensor em lances envolvendo o camisa 7. O atleta respondeu fazendo um número 2 com os dedos da mão, em referência à luta do Valencia contra a queda para a segunda divisão.
O estádio Mestalla voltou a ser palco de mais um episódio com Vini Jr. nos holofotes. Em maio de 2023, ele foi alvo de racismo por parte dos torcedores do Valencia. O atleta foi chamado de "macaco" durante jogo pelo Campeonato Espanhol.
Vini Jr. também foi expulso naquela ocasião. Ele se envolveu em uma confusão com o goleiro Mamardashvili e recebeu o cartão vermelho. O episódio de 2023 foi mais um de racismo contra o brasileiro na Espanha, mas foi o mais emblemático. Três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão e proibidos de entrar em estádios de futebol por dois anos.
O caso fez Vini Jr. virar uma espécie de "vilão" em Valência. O brasileiro é alvo de xingamento por parte dos torcedores nos jogos entre Real e Valencia. Até o jornal Superdeporte tem o atleta como um "inimigo" e voltou a criticá-lo após o acontecido na sexta-feira (3).