A Seleção Brasileira já conhece seu percurso na Copa do Mundo de 2026, após o sorteio realizado em Washington D.C. nesta sexta-feira, que definiu os 12 grupos do torneio e revelou a ordem, as datas e a região dos confrontos da fase inicial. Sob o comando de Carlo Ancelotti, o Brasil terá pela frente adversários desafiadores logo na estreia, além de enfrentar um planejamento logístico que levará a equipe a jogar em diferentes pontos da Costa Leste dos Estados Unidos.
Leia também:
- Veja os confrotos da fase de grupos da Copa do Mudo 2026
- Argentina na semifinal? Veja o caminho do Brasil na busca pelo Hexa
O Brasil ficou definido como cabeça de chave do Grupo C, onde enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia,. O Haiti será o 50º adversário diferente da Seleção Brasileira em Copas do Mundo.
A comissão técnica da Seleção não teve uma boa notícia em relação à logística, pois preferia se estabelecer na Costa Oeste, mas os jogos da primeira fase serão disputados na Costa Leste dos Estados Unidos.
Sobre o horário das partidas, a FIFA está trabalhando com a previsão de quatro horários distintos para os jogos, todos no horário de Brasília: 13h, 16h, 19h e 22h. A única exceção a esta regra de horários será a partida de abertura do Mundial, que está marcada inicialmente para as 15h, em 11 de junho de 2026.
Confira as datas da Fase de Grupos do Brasil:
- 1ª rodada: 13 de junho (sábado) – Brasil x Marrocos. O jogo será realizado em Boston ou Nova York.
- 2ª rodada: 19 de junho (sexta-feira) – Brasil x Haiti. O confronto acontecerá em Boston ou na Filadélfia.
- 3ª rodada: 24 de junho (quarta-feira) – Escócia x Brasil. A última partida da fase de grupos será em Atlanta ou Miami.
Possíveis Cruzamentos no Mata-Mata:
O caminho do Brasil no mata-mata dependerá diretamente da sua classificação no Grupo C. Caso avance em primeiro lugar, a Seleção enfrentará o vice-líder do Grupo F, composto por Holanda, Japão, Tunísia e uma seleção europeia que virá da repescagem. Este duelo pelas oitavas de final (R16) aconteceria no dia 29 de junho, uma segunda-feira, em Houston. Se o Brasil avançar em segundo lugar, enfrentará o líder do Grupo F na mesma data, 29 de junho, mas em Monterrey, no México.
Ao avançar como líder e vencer a primeira fase do mata-mata (16 avos de final), o Brasil jogaria a próxima partida, que a fonte chama de oitavas, no dia 5 de julho, um domingo. O adversário seria o vencedor do confronto entre os vice-líderes dos Grupos E e I, o que pode colocar seleções como Alemanha, França, Equador e Noruega em um eventual duelo contra o Brasil.
Se, no entanto, o Brasil se classificar em segundo lugar e avançar no mata-mata, o caminho para as oitavas (R8) seria contra o vencedor do duelo entre os vice-líderes dos grupos A e B, podendo incluir seleções como México, Suíça, Coreia do Sul, Canadá ou até mesmo a Itália e Dinamarca, que disputarão a repescagem.
Um dos confrontos mais aguardados para as quartas de final é um eventual Brasil contra a Inglaterra. Se as duas seleções vencerem seus grupos e avançarem nas fases seguintes do mata-mata, elas se enfrentariam no dia 11 de julho, um sábado, em Miami. O último jogo do Brasil contra a Inglaterra terminou com uma vitória de 1 a 0, com gol de Endrick, em um amistoso disputado em Wembley,.
Em relação aos seus maiores rivais, um eventual clássico Brasil contra Argentina só poderia ocorrer nas semifinais, caso ambas as seleções vençam suas chaves e avancem no mata-mata, ou se ambas avançarem em segundo lugar. Caso uma seleção seja líder e a outra vice-líder, o confronto só seria possível na grande final. O sorteio, baseado no ranking, também garantiu que o Brasil só enfrentaria a França ou a Espanha em uma eventual final, caso essas seleções avancem como líderes de seus grupos.
