Agropará: adubação correta melhora o cultivo
📷 |Divulgação

O livro “Recomendações de calagem e adubação para o estado do Pará” foi elaborado com o principal intuito de atender diretamente ao público ligado às cadeias produtivas do setor agropecuário e florestal do Pará.

A publicação teve como editores técnicos Edilson Carvalho Brasil (Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental), Manoel da Silva Cravo (Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental) e Ismael de Jesus Matos Viégas (Professor da UFRA - Campus Capanema e ex-pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental).

O trabalho possui uma relação direta com a situação atual de avanço da produção agropecuária e florestal do Estado do Pará e seu uso permite um aumento, ainda maior, da produtividade das culturas por meio das práticas de calagem e adubação para a melhoria da fertilidade dos solos, com reflexos diretos para a obtenção de maiores retornos econômicos aos produtores.

Tendo em vista que a baixa fertilidade e a elevada acidez são características da maioria dos solos do Pará, a obra aborda as informações mínimas necessárias para a adequada recomendação de calagem e adubação de 67 culturas de interesse econômico do estado do Pará, sistematizadas em sete grandes grupos de plantas cultivadas (culturas anuais, culturas industriais e perenes, hortaliças, plantas frutíferas, plantas ornamentais e flores tropicais, plantas forrageiras e gramados, além de espécies florestais que foi incluído esta nova edição).

No total participaram 57 autores (pesquisadores, professores, extensionistas, consultores e técnicos da iniciativa privada) de diversas Instituições e empresas do estado do Pará. “Este livro é destinado a todos os produtores em suas atividades agropecuárias ou florestais, todos os extensionistas em suas ações de orientação técnica, todos os consultores em seus atendimentos de assessoria técnica e professores que atuam em algum segmento da área de ciência do solo. Esperamos que as informações contidas neste livro ajudem no alcance do mínimo sucesso em suas atribuições nas condições do Pará”, diz Ismael de Jesus Matos Viégas.

Considerando algumas similaridades de solo e de clima existentes entre o Pará e os estados do Amapá, Amazonas, Maranhão e Tocantins, esta publicação pode ter uma abrangência de uso nesses estados que, ainda, não possuem um manual de recomendações de adubação específico para as suas condições. Nesta edição, optou-se em possibilitar que o documento seja acessado, gratuitamente, no site da Embrapa Amazônia Oriental (https://www.embrapa.br/amazonia-oriental) permitindo que os interessados possam utilizar as informações de forma mais fácil e sem custos, para que toda a sociedade interessada possa se beneficiar.

Segundo Ismael, o livro representa o esforço e a união de várias instituições regionais e do setor produtivo no sentido de “tornar possível o uso de tecnologias capazes de promover saltos de produtividade sem avançar em áreas de floresta, capazes de aumentar os níveis de emprego e renda nesse segmento econômico do Pará, propiciando maior bem-estar social e preservação ambiental”.

MAIS ACESSADAS