A laranja tem se destacado como um importante ator econômico no mercado paraense. O fruto tem o Pará como o sétimo maior produtor do Brasil nessa cultura. De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a microrregião de Capitão Poço, situada no nordeste paraense, abrange 80% da área plantada, representando cerca de 16 mil hectares. Essa ascensão da laranja na economia paraense é abordada na edição de setembro da revista AgroPará, que ressalta o papel crucial desempenhado por esta cultura na região.

Valiosa por suas propriedades nutricionais, como em vitamina C e antioxidantes, a produção de laranja é capaz de suprir a demanda do território paraense e ainda fornecer para indústrias de estados como Sergipe, São Paulo, Maranhão, Piauí, Ceará, Amazonas e Amapá, tanto durante a safra quanto na entressafra, até encontrar o mercado internacional, sendo exportada, por exemplo, para a Europa.

Para valorizar ainda mais essa cultura, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap) destaca um projeto de investimento do Governo do Pará de mais de R$ 2 milhões, cujo objetivo é impulsionar iniciativas na agricultura familiar. Esse montante visa beneficiar mais de 100 famílias, com uma estimativa de produção significativa, cerca de 200 mil mudas de laranja por ano.

Conteúdos relacionados 

Alinhado a esse investimento, o gerente de fruticultura da Sedap, Geraldo Tavares, chama atenção para o projeto "Inovação Tecnológica da Citricultura", uma iniciativa voltada para capacitar especialistas na criação de mudas cítricas em ambientes protegidos. Esse método de cultivo ocorre sob telas e proteção plástica, mantendo as mudas fora do solo, como é requerido pela legislação vigente.

“Uma das características que chamam atenção do nosso território é pelo fato de que somos livres de doenças que são determinantes em outras regiões, como é o caso do sul e sudeste. Então nós não sofremos de enfermidades que atacam essa cultura. O Pará serve como uma zona de escape para que empresas de outras regiões do país, venham se alocar por aqui”, afirma Geraldo.

CLIMA

Como bem lembrou o gerente da Sedap, o Pará tem crescido neste segmento e uma das justificativas está nas condições edafoclimáticas adequadas para a produção deste produto. Além disso, a inexistência de pragas e doenças, como Greening, a Pinta Preta e o Cancro Cítrico, registradas em outros estados, contribui para uma produção mais eficaz.

O Pará possui dois pólos citrícolas livres de Cancro Cítrico, como a já mencionada microrregião de Capitão Poço, abrangendo municípios como Garrafão do Norte, Irituia, Nova Esperança do Piriá e Ourém. Além disso, a região de Monte Alegre, que inclui municípios como Alenquer, Belterra, Mojuí dos Campos, Prainha e Santarém, também desfruta dessa vantagem.

Essa doença nada mais é do que uma praga que afeta todas as variedades de citros e é considerada umas das mais graves ameaças dessa cultura. Dada a sua natureza quarentenária, o comércio internacional de frutos cítricos é regulamentado, e a ausência de medidas de erradicação impede o acesso a mercados livres dessa patologia.

Portanto, a ausência dessas doenças no Pará incentiva investimentos na área, considerando que o controle delas é dispendioso. “São Paulo, por exemplo, já teve que erradicar seis milhões de pés de laranja para controlar esse tipo de doença, e mesmo assim não conseguiu. E nós temos a capacidade de produzir oito mil toneladas do produto por mês, tranquilamente”, disse.

NÚMEROS DA

PRODUÇÃO

DE CITRUS NO PARÁ

(Referência de 2021)

Laranja – 387.570 toneladas

Limão – 159.588 toneladas

Tangerina- 17. 800 toneladas

Fonte: Sedap

Laranja tem o Pará como o sétimo maior produtor do Brasil. Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS