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Utilizadas para transporte, para o trabalho e para o lazer, as motocicletas requerem alguns cuidados para trafegarem com segurança e evitarem problemas no trânsito. “É fundamental inspecionar periodicamente alguns itens na motocicleta não só por questão de segurança, já que a verificação de todos os sistemas podem evitar acidentes, mas também devido à durabilidade e à economia. A revisão preventiva pode evitar desgastes prematuros de componentes e sempre sai mais barata do que a manutenção corretiva”, explica Jeferson Credidio, Gerente de Qualidade e Serviços da Nakata.

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As revisões periódicas devem abranger todos os sistemas da motocicleta, como motor, câmbio, cabos, freios, suspensão e pneus. “A moto deve estar sempre limpa na hora da checagem, pois vazamentos de óleo, de combustível ou de fluido hidráulico podem ser notados mais facilmente”, alerta Jeferson. Cabos, cachimbo, vela de ignição e filtros também devem ser avaliados. E caso tenha radiador, é preciso analisar o líquido de arrefecimento.

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Grande parte das motocicletas conta com pinhão, coroa e corrente, que devem ser revisados – e, caso seja preciso, a troca deve ser realizada. Existem kits pra realização deste trabalho. Nos modelos com eixo cardan, é preciso conferir o nível de lubrificante e se há vazamentos. Além desses dois, há ainda modelos equipados com correias, mas o cuidado deve ser o mesmo, bem como verificar o estado geral da transmissão. “Se observar trancos ou estalos, leve ao mecânico de confiança assim que possível”, avisa Jeferson.

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Com relação aos freios, nos sistemas a disco, as pastilhas devem ser checadas. Nos tambores, o ideal é fazer uma revisão anual ou a cada 15 mil quilômetros rodados. Caso o acionamento for hidráulico, o nível do fluido deve ser analisado.

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Já no sistema de suspensão, amortecedores, retentores e nível de fluido hidráulico das bengalas devem ser checados periodicamente. Por fim, há a parte elétrica para ser revisada, incluindo farol, lanterna, setas e buzina.

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