De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo são afetadas pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA), dois milhões apenas no Brasil. Dificuldade no diagnóstico precoce, carência de profissionais da saúde qualificados, abandono e falta de uma rede de apoio são algumas dificuldades enfrentadas pelas mães.

O segundo episódio da nova temporada do BABY DOL, assinada pela jornalista Andressa Ferreira, traz um novo olhar sobre o autismo: "Do luto à luta". Na reportagem, a psicóloga Débora Linhares, explica como lidar com a dor da perda do "filho idealizado" e com a sobrecarga emocional, além de como cuidar da saúde mental e da importância da rede de apoio.

A coluna traz também a experiência da publicitária Luana Azevedo, mamãe do Théo, de 3 anos, que fala sobre o diagnóstico, aceitação, mas, principalmente da luta para superar as dificuldades e garantir que os direitos do filho sejam respeitados. 

Assista: 

Veja também:

Reportagem: Andressa Ferreira (@maedobenicio_)

Edição: Enderson Oliveira

Coordenação Multimídia: Haynna Halex

Multimídia: Emerson Coe

No BABY DOL dessa semana, a psicóloga explica como lidar com a dor da perda do "filho idealizado" e com a sobrecarga emocional. Foto: Emerson Coe/DOL

MAIS ACESSADAS