Parte dos sistemas do Ministério da Saúde ficaram fora do ar no começo da tarde de quarta-feira (18) por causa de uma tentativa de ataque hacker registrada na segunda-feira (16).

Pelo segundo dia seguido, estavam indisponíveis ao menos os sites do ConecteSUS, que dá acesso ao comprovante de vacinação contra a Covid-19, e do e-SUS Notifica, usado para registros de casos confirmados ou suspeitos do novo coronavírus.

Veja também:

Exame de sangue que detecta Alzheimer chega ao Brasil

Descoberta: moléculas destroem células de câncer de mama

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Meirelles Pereira, disse que houve um "acesso indevido" a um dos computadores que integram o sistema da pasta. O ataque hacker foi bloqueado e nenhum dado foi perdido, segundo Pereira.

"Não houve perda de dados ou prejuízo às atividades dentro do Ministério da Saúde", declarou o secretário. "Hoje a base de dados do Ministério da Saúde é uma das mais visadas do país, mais que a do sistema financeiro nacional."

Os sites do ConecteSUS e do e-SUS Notifica apresentavam uma mensagem de que as plataformas estavam fora do ar para "manutenção corretiva", com previsão de retorno ainda na quarta-feira (18), o que, de fato, ocorreu.

O aplicativo do ConecteSUS para dispositivos móveis não apresentava esta mensagem. A plataforma emitiu o certificado de vacinação da Covid-19 normalmente.

"É como se alguém tivesse entrado numa porta. A gente trancou e deixou a pessoa presa ali. Tivemos que derrubar os sistemas para não ter prejuízo maior, já que não sabíamos quantas pessoas tinham entrado na porta", disse o secretário-executivo.

SISTEMAS

Além do certificado de vacinação contra a Covid-19, o ConecteSUS reúne o histórico de exames e medicamentos dos pacientes no Sistema Único de Saúde.

O sistema do SI-PNI, usado por profissionais de saúde para registro de dados de vacinação, também ficou fora do ar na terça-feira (17).

"O Departamento de Informática do SUS (Datasus) identificou na segunda-feira (16) uma tentativa de acesso indevido e para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda a análise fosse realizada. Vale ressaltar que a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas", afirma o comunicado do ministério.

HISTÓRICO

Essa é a segunda vez em seis meses que os sistemas do Ministério da Saúde ficaramm fora do ar. Em dezembro do ano passado, um ataque hacker também derrubou o ConecteSUS, o e-SUS Notifica e o SI-PNI.

À época, a PF (Polícia Federal) e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) foram acionados. Os registros de vacinação da Covid-19 só foram recuperados e o ConeteSUS voltou a funcionar com instabilidade 13 dias depois.

"Qualquer movimento como esse a gente comunica integralmente, na mesma hora, a Polícia Federal e órgãos responsáveis", disse Pereira.

Uma dos sistemas afetados foi a plataforma ConecteSUS Foto: Sérgio Lima/Poder360

MAIS ACESSADAS