Pesquisas de opinião são instrumentos legais que servem para medir a intenção de um público em relação a uma marca, um produto e em casos das eleições da intenção de voto em determinado candidato. Com elas, vários seguimentos se planejam visando como devem agir para os próximos períodos. 

O Instituto FSB divulgou uma pesquisa para presidente da República, que foi encomendada pelo banco BTG Pactual. Segundo os dados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu com 45% das intenções de voto, seguido pelo atual chefe do Executivo e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), com 34%. 

Com a diferença de 11 pontos porcentuais (pp), Lula abre vantagem com relação a semana passada, quando a distância era de de 7 pp. A alta na diferença entre os dois surge na semana em que se iniciou o pagamento do novo Auxílio Brasil, de R$ 600.

Ciro Gomes (PDT) obteve 8% das intenções, 1 pp a mais do que os 7% da pesquisa da semana passada, e Simone Tebet (MDB) registrou 2%, 1 pp a menos do que na mostra anterior. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somaram 1%, outros 2% não souberam ou não responderam e 5% declaram não votar em nenhum dos candidatos.

Na simulação de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 55% a 39%. Antes era 53% a 38%. Lula venceria Ciro por 50% a 29% e Simone por 54% a 26%. Ciro bateria Bolsonaro por 47% a 39% em eventual segundo turno entre Bolsonaro e Simone haveria empate técnico: 42% a 40% para o atual presidente.

REGISTRO

A pesquisa foi feita entre sexta-feira, 12, e domingo, 14, com 2 mil eleitores, intervalo de confiança de 95%, margem de erro de 2 pp e está registrada no TSE sob o número BR-00603/2022.

Lua e Bolsonaro estão entre os dois mais bem posicionados nas pesquisas Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS