Depois de uma extensa viagem pelo país, que incluiu conhecer as belezas da Amazônia e uma visita à Ilha do Combu, em Belém, o presidente francês, Emmanuel Macron, está em Brasília para uma reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (28).

A expectativa é de que sejam assinados e apresentados uma série de acordos firmados pelos dois presidentes para, então, darem a uma declaração conjunta à imprensa. A agenda prevê, ainda, um almoço e uma reunião do presidente francês com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Na terça-feira (26), após o passeio de barco na Ilha de Combu, os dois presidentes participaram de uma cerimônia na qual o cacique Raoni Metuktire, líder do povo kayapó e um dos representantes indígenas mais reconhecidos internacionalmente, foi condecorado com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França, principal honraria concedida pela França a seus cidadãos e a estrangeiros que se destacam no cenário global.

Conteúdo relacionado:

Já na quarta-feira, os dois participaram da cerimônia de batismo e lançamento do submarino Toneleiro no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

A embarcação é fruto de uma parceria entre Brasil e França, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub).

Na sequência, Macron foi a São Paulo, onde participou do Fórum Econômico Brasil-França, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Após o evento, o presidente francês fez críticas à tentativa de acordo que vem sendo costurado entre os países do Mercosul e a União Europeia.

MAIS ACESSADAS