O Auricularia auricula-judae ou "orelha-de-Judas" é um cogumelo de cor castanha e cartilaginoso. O nome vem da história que Judas, discípulo de Jesus, teria se enforcado depois de se arrepender de ter traído Cristo. Mas também é conhecido como orelha-de-pau, embora este último se refira a outro gênero, dos Pycnoporus.

A razão do nome está no formato do fungo, que lembra uma orelha humana. A espécie se alimenta de madeira, podendo ocorrer tanto em troncos vivos quanto mortos.

Ele também precisa de bastante umidade para o seu desenvolvimento, portanto é comum encontrá-lo em períodos de chuva ou próximo a rios, lagos e lagoas de água doce.

Conteúdos relacionados:

O cogumelo orelha de judas é comestível e bem popular na culinária chinesa. Além disso, a Auricularia auricula-judae possui há séculos um amplo componente medicinal no Ocidente e no Oriente e até hoje é alvo de pesquisas para o tratamento de problemas respiratórios, circulatórios e dermatológicos.

O cogumelo "orelha-de-Judas" existe no Brasil?

Exemplares de Orelha de Judas já foram encontradas no Brasil. Aliás, ele é uma das espécies que é encontrada pelo mundo afora e nas regiões de clima temperado, já que sua temperatura de frutificação fica entre 18°C e 30°C.

Quer ver mais notícias de Mundo? Acesse nosso canal do WhatsApp

Como consumir o orelha de judas?

O orelha-de-judas não pode ser consumido cru e leva um temo para cozinhar, podendo ser adicionado em sopas e caldos. Outra possibilidade é fatiar, refogar por bastante tempo na frigideira e colocar na salada.

MAIS ACESSADAS