O cometa 13P/Olbers, que realiza sua passagem pela Terra a cada 69 anos, poderá ser observado nos céus brasileiros neste mês de julho. O ponto máximo de brilho está previsto para sábado (6), inclusive, as regiões Norte e Nordeste, tem as melhores chances de observação.

O astro estará mais próximo de nosso planeta em 20 de julho, a uma distância de aproximadamente 72 milhões de quilômetros.

A última vez que o 13P/Olbers passou próximo à Terra foi em 1956. A letra "P" inserida em seu nome indica que se trata de um cometa periódico, que justifica sua aparição regular a cada 69 anos.

O cometa é formado principalmente por gelo, rocha e poeira, sendo descoberto pelo astrônomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers, em 1815, e recebeu seu nome em homenagem a esse cientista.

Apesar de a NASA classificá-lo como um "asteroide próximo à Terra", os cientistas garantem que não há risco de colisão com nosso planeta.

Conteúdo Relacionado

Para visualizar o cometa, é recomendável encontrar um local seguro, com pouca iluminação artificial e um horizonte livre. Embora seu brilho máximo seja esperado para 6 de julho, o cometa continuará visível durante todo o mês, especialmente sobre a constelação de Lince, que se torna visível no Brasil algumas horas após o crepúsculo.

MAIS ACESSADAS